Assinar
Sociedade

Movimento propõe criação da freguesia do Vale do Lis

A ideia de unir cinco freguesias do concelho de Leiria é apresentada como “plano B” caso avance a reorganização do poder local defendida pelo Governo.

O primeiro estudo para a criação de uma nova freguesia surge em Leiria, em jeito de antecipação à intenção do Governo de reduzir drasticamente o número de autarquias em todo o país. A proposta de fusão das freguesias de Amor, Carvide, Carreira, Monte Real e Ortigosa parte de um movimento informal de cidadãos, que quis abrir o debate em torno de um “plano B” caso avance a reforma programada.

Está lançado o debate em torno da fusão das freguesias de Amor, Carreira, Carvide, Monte Real e Ortigosa (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Sublinhando não pretender retirar a legitimidade dos autarcas de defenderem as suas freguesias, o movimento refere concordar com a sua agregação “desde que estas não venham a ser prejudicadas ao nível do financiamento ou das suas competências”.

E admite que a junção das cinco freguesias situadas a Norte do concelho conferirá à nova autarquia maior peso político e poderes reivindicativos, além de poupança de recursos.

“Acreditamos sinceramente, que temos todos muito mais a ganhar do que a perder com a agregação de freguesias”, acrescenta a proposta, depois de estudar vários cenários. “O nosso objectivo é pôr as pessoas a discutir. Também defendemos a manutenção das freguesias, mas propomos que seja discutido um ‘plano B’ antes que alguém o faça por nós”, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA Américo Coelho, do movimento.

Leia a notícia completa na edição de 23 de Dezembro de 2011.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados