Assinar Edições Digitais
Cultura

Castelo de Pombal abre em junho com Kátia Guerreiro

O castelo de Pombal deve abrir ao público renovado em junho. Entretanto, a cafetaria do monumento deve voltar ao funcionamento já em fevereiro.

O castelo de Pombal deverá abrir ao público – já com cara renovada, depois de terminadas as obras de requalificação – “no máximo”
em junho. A partir de então, e até 15 de outubro, o espaço terá animação quase permanente.

Um dos destaques do programa, que ainda está a ser delineado, é um concerto de Kátia Guerreiro, a 10 de junho.

A abertura do monumento ao público deverá coincidir com as comemorações dos 500 anos do foral manuelino, que decorrem entre os dias 1 e 3 de junho. Mas o município vai tentar abrir o castelo aos visitantes “o mais cedo possível”, ainda em junho.

A conclusão das obras está dependente da autorização do IGESPAR, uma vez que foram encontrados “fragmentos cerâmicos”, que estão a ser analisados “para se determinar a época” a que pertencem.

O município está a aguardar ordens para avançar com a construção de um edifício no interior das muralhas.

A cafetaria do castelo – que já estava em funcionamento – foi, entretanto, encerrada. No verão, foram detetadas falhas no ar condicionado e a Câmara optou por corrigir o problema nos meses de menor afluência, explica a mesma fonte. Prevê-se que o espaço reabra na primeira semana de fevereiro.

(notícia publicada na edição de 20 de janeiro de 2012)

Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt