Assinar Edições Digitais
Oxigénio

Inaugurada ecopista que permite pisar o passado em Porto de Mós

A Ecopista de Porto de Mós, na Bezerra, é um equipamento único na região, permitindo passear no parque natural, pisando, literalmente, a história local da exploração de minério.

É um equipamento único na região e confere a possibilidade de calcorrear um parque natural, pisando, literalmente, a história local feita de exploração de minério.

A paisagem natural é um dos atrativos da Ecopista, indicada para passeios a pé, bicicleta ou a cavalo (fotografia: vitoriadasilva)

A Ecopista de Porto de Mós, com cerca de oito quilómetros de extensão, trata-se de um trilho de lazer inédito, que nasceu no antigo traçado da linha de caminho-de-ferro que ligava a localidade de Bezerra, freguesia de Serro Ventoso, às imediações da vila de Porto de Mós.

Se, em tempos, a zona do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros era de relevância económica pelo carvão que daí se extraía, a linha que fazia chegar o minério ao resto do país, é agora um troço dedicado ao lazer e à prática do turismo-natureza.

A obra, da responsabilidade da Câmara de Porto de Mós, rondou os 600 mil euros, e foi uma das apostas do atual executivo municipal para reforçar a oferta turística do concelho.

O Caminho Mineiro do Lena, que sobreviveu até meados do século passado, renasce assim enquanto trilho especialmente concebido para os passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo.

CSA

Início da Ecopista:


Ver mapa maior