Assinar
Mercado

Junta de Pousos faz desconto nas rendas

Na freguesia de Pousos, concelho de Leiria, o executivo da Junta decidiu cortar 20% na renda que cobra aos seus inquilinos com negócios nos sectores da indústria, comércio e serviços.

O mês de junho é o primeiro com desconto. Na freguesia de Pousos, concelho de Leiria, o executivo da Junta decidiu cortar 20% na renda que cobra aos seus inquilinos com negócios nos sectores da indústria, comércio e serviços.

Junta de Freguesia de Pousos

A crise, claro, está na origem da medida, que visa preservar o emprego e atrair novas empresas. Em harmonia com a Assembleia de Freguesia, a decisão abrange o período compreendido entre junho e dezembro, beneficiando todas as empresas instaladas em património da autarquia que tenham as rendas em dia.

Pelas contas de Fernando Antunes, presidente da Junta, são contemplados sete lotes industriais, 14 escritórios no edifício da Junta e ainda oito lojas distribuídas pela freguesia. Grande parte encontra-se já sem utilização.

“Estávamos a ver que havia empresas a abandonar e outras a fechar”, diz o autarca, completando: “a única maneira de eles não saírem era baixar a renda”.

O desconto já começou a dar frutos. De acordo com Fernando Antunes, um dos arrendatários até tinha escrito a carta de despedida, mas voltou atrás e vai ficar.

O presidente diz não saber a que valor, no orçamento da Junta, corresponde esta redução de 20%, mas lembra que a entrada de dinheiro na tesouraria até pode crescer se subir a taxa de ocupação dos imóveis. O importante é ser sensível à situação económica, lembra. Nos últimos três anos, o executivo atualizou sempre as rendas por valores inferiores à lei.

(notícia publicada na edição de 18 de maio 2012)

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados