Assinar
Sociedade

Salinas da Junqueira. Investimento de milhares de euros ao abandono

Abandonadas depois de lá terem sido investidos mais de cem mil euros, as Salinas da Junqueira, em Monte Redondo, estão entregues ao vandalismo. Mas a junta de freguesia quer salvar o projeto.

O desleixo e abandono são evidentes naquela que podia ser a “menina dos olhos” de Sismarias. A única salina interior da região está em Monte Redondo, Leiria, e em 2006 recebeu um investimento de 128 mil euros, num programa europeu de reabilitação de salinas tradicionais.

A única salina interior da região está ao abandono

A intenção era boa (veja aqui imagens do projeto aquando da conclusão) mas desde a conclusão do projeto, em 2007, o espaço está ao abandono. Secções dos passadiços de madeira foram arrancadas ou queimadas, as cordas de proteção estão pelo chão, cortadas, e a vegetação toma conta de todo o espaço.

A situação tem sido denunciada nos últimos anos, mas o projeto das Salinas da Junqueira continua à deriva.

Agora, a Junta de Freguesia de Monte Redondo quer assumir a gestão do espaço e inverter o estado a que chegou aquele investimento.

A presidente, Céline Gaspar, realça o potencial da área, sobretudo para o turismo rural. “Desde que sou presidente, temos lutado para que as salinas passem para a responsabilidade da junta e não do município”.

A cedência está a ser negociada e Céline Gaspar espera conseguir um protocolo de comodato com um prazo alargado. “Foi-me dito que daqui a dois ou três meses estarão na nossa tutela”, refere, explicando que a falta de registo do terreno nas finanças está a atrasar o projeto.

Resolvido esse entrave, a junta divulgará as ideias para as salinas: “O espaço despertou o interesse de um empresário mas, por enquanto, ainda é muito cedo para avançar”, sublinha a autarca.

Leia a notícia completa na página 9 da edição de 15 de junho de 2012.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados