Assinar
Atletismo

Música, amuletos e fé acompanham atletas da região até Londres (fotogaleria)

Há quem reze, quem prefira dormir e quem escolha ouvir música. As técnicas são muitas e todas válidas para dar o melhor. Os atletas estão confiantes num bom desempenho

Corre o ano de 1992. Raimundo Sousa Santos, com 24 anos, natural da Marinha Grande, torna-se no primeiro atleta leiriense a representar o distrito nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na prova de 5.000 m. Consegue o sétimo lugar nas meias-finais e o 27º lugar na classificação geral.

Em 2012, seis atletas e um treinador representam a região nos Jogos Olímpicos de Londres. É a maior comitiva de sempre da região. E fazem parte da maior de sempre a vestir as cores de Portugal.

E nervos? Há? Muitos. Mas também há “remédios” para os combater.

Telma Santos escolhe a música. O clássico “We are the champions”, dos Queen, motiva-a, enquanto “Eu vou seguir”, de Marina Elali, serviu de inspiração para garantir a qualificação.

A música também era a técnica utilizada por David Rosa, mas o ciclista de Fátima chegou à conclusão que “acabava por estar mais nervoso”. Agora, sente “a cabeça limpa”. João Pedro Silva também aposta na concentração. “É fundamental”.

Depois há os crentes. Irina Rodrigues reza antes do lançamento. “É um bocadinho egoísta porque só nas alturas em que precisamos mais é que me lembro”, diz. Dormir bem e usar roupas confortáveis são outros dos truques.Aos 21 anos, os nervos ainda a “incomodam um bocadinho”, algo que a João Costa, com 47 anos, já não faz diferença. “Não fico nervoso”.

Vânia Silva não abdica do seu fio da sorte, oferecido por uma fã, e acrescenta um pormenor: unhas pintadas de verde. “Talvez ainda as pinte com as cores da bandeira nacional”, refere.

Os Jogos Olímpicos de Londres começam na próxima sexta-feira, dia 27. A cerimónia de abertura tem início às 21 horas. A judoca Telma Monteiro irá transportar a bandeira nacional.

Marina Guerra (texto)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Fotos: COP, SCP, JD


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados