Assinar
Cultura

Eis um festival criativo e diferente a poucos quilómetros de Leiria

Começa amanhã, 14 de setembro, o Festival Materiais Diversos. É em Minde, a poucos quilómetros de Leiria, e conta com teatro, música, dança, piqueniques e muitos outros atrativos.

Começa amanhã, 14 de setembro, o Festival Materiais Diversos. É em Minde, a poucos quilómetros de Leiria, e conta com teatro, música, dança, piqueniques e muitos outros atrativos. 

A fechar, dia 29 de setembro, os leirienses Nice Weather For Ducks, atuam num coreto. O diretor do festival, Tiago Guedes, que também é de Leiria, explica-nos o que se vai passar neste festival criativo e bem diferente.

 

Em 2012 o Festival Materiais Diversos integra a programação do Ano do Brasil em Portugal. Será um festival com um balanço diferente por isso?
O Brasil está em plena ascensão a vários níveis. Culturalmente, as condições que os artistas têm para produzir tem vindo a melhorar de ano para ano. Descobri uma série de espectáculos de vibrante inovação. Tanto no teatro como na dança, as propostas a apresentar reflectem pensamentos artísticos muito apurados e muito ancorados na questão da memória e da história. É esta reflexão que me interessa mostrar, este respeito pelo passado e a relação com a memória individual e colectiva. Esta edição reflectirá isso de uma forma articulada e em plena cooperação entre os dois países.

Tiago Guedes: "Queremos muito que o festival chegue a outras cidades da zona centro como Santarém, Abrantes, Leiria, Alcobaça, Batalha"

Além dessa, quais as principais novidades do festival em 2012?
Em 2012, o Festival Materiais Diversos apresentará uma programação feita de espectáculos portugueses e brasileiros numa vibrante mostra do que se anda a fazer em cada país nas áreas da dança, teatro e música. A quarta edição do festival solidifica as parcerias locais com várias associações locais e desenvolve dois espectáculos onde a comunidade é convidada a participar. O encenador Martim Pedroso com 30 habitantes e Ana Borralho e João Galante com 100 elementos dos concelhos de Alcanena e Torres Novas. Este ano também nos abrimos à música com três concertos (Noiserv, Miúda A2 e Nice Weather for Ducks) e teremos uma relação mais próxima com o Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros com várias actividades ao ar livre.

E quais os principais atractivos para fazer quem está a 45 minutos de Minde, como em Leiria, ir ao Materiais Diversos?
Um festival em plena natureza, no meio do Parque das Serras d’Aire e Candeeiros onde as disciplinas artísticas se misturam. Dança, teatro e música podem ser descobertos através das visões de alguns dos mais interessantes criadores da actualidade. Para além dos espectáculos, uma antiga gráfica reconvertida em lounge e discoteca fará os visitantes dançarem até altas horas da noite. Para quem quiser começar bem o dia seguinte, propomos uma aula de yoga ou uma massagem tal como um piquenique com os artistas que descobriram no dia anterior.


Tão perto e contudo tão longe: o festival já atingiu uma maturidade e mediatismo consideráveis, mas parece ser mais conhecido em Lisboa ou no Porto do que em Leiria, por exemplo…
Essa é uma lacuna que queremos colmatar. Sendo um festival regional que se desenvolve em Alcanena, Minde e Torres Novas, temos públicos destas 3 vilas e arredores, um público que vem de Lisboa e Porto e um público de programadores internacionais que vem para descobrir o que os jovens artistas portugueses andam a fazer. No entanto, queremos muito que o festival chegue a outras cidades da zona centro como Santarém, Abrantes, Leiria, Alcobaça, Batalha – todas elas entre 30 a 40 minutos daqui. Sabemos também que por vezes é mais orgânico que alguém se desloque de Leiria a Lisboa do que virem até Minde. Esperamos que este ano nos visitem mais! Teríamos muito gosto nisso e queremos receber todos da melhor maneira.

Este ano os Nice Weather For Ducks vão encerrar o festival, no coreto. Como antevê esse concerto?
Antevejo um grande concerto, festivo, divertido e emblemático! Espero também que estes jovens de Leiria tragam os seus conterrâneos para usufruir ao máximo do festival.

 

Programa:

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true documentid=120905173812-c79b915a19be44d7b16aee22e3bbd514 docname=programa_fmd12 username=Jornal_regiao_de_leiria loadinginfotext=Materiais%20Diversos%202012 width=420 height=320 unit=px]

Download do programa aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados