Assinar
Mercado

Investimento de 14 milhões mobiliza Confeitaria Rolo em Angola

Arrancou este mês a nova fábrica de pastelaria na zona industrial de Viana, nos arredores de Luanda, em Angola, um projeto em parceria com a Refriango que vai servir desde o pequeno comércio até à grande distribuição.

Fundada nos anos 90 na zona Oeste, a Confeitaria Rolo está a começar a internacionalização em Angola através de um investimento de 14 milhões de dólares, quase 11 milhões de euros.

A fábrica, na zona industrial de Viana, nos arredores da capital, Luanda, arrancou este mês e resulta de uma sociedade com a Refriango, a empresa líder em refrigerantes no mercado angolano.

O projeto DuJour – 75% da Refriango e 25% da Confeitaria Rolo – vai produzir e distribuir artigos de pastelaria desde o pequeno comércio até às grandes superfícies, criando, para já, 100 postos de trabalho em Angola. Trata-se, portanto, de um esforço com elevadas expectativas que pretende aproveitar a evolução positiva dos índices de consumo naquele país.

“O know-how é todo nosso e vamos aproveitar os canais de distribuição do nosso parceiro”, explica João Rolo, administrador da empresa que tem sete fábricas e 180 trabalhadores nos concelhos de Alcobaça, Óbidos e Mafra. De raiz familiar, tem vindo a expandir-se com base em inovação de processos e modernização tecnológica.

Desde 2010 que a Confeitaria Rolo fornece a cadeia Lidl em Espanha. Em Portugal, está presente nas maiores redes de hipermercados e supermercados com bolos, croissants e sobremesas ultracongeladas.

Apesar do ciclo económico difícil, a empresa não regista quebra da procura no mercado interno, por enquanto, mas a administração decidiu antecipar-se e procurar alternativas nos mercados externos.

O arranque da fábrica em Viana é a principal cartada, até hoje, neste movimento de internacionalização. “Para ser líder em Angola tem que se produzir lá”, conclui João Rolo.

A Refriango é uma empresa de capitais portugueses e angolanos que apostou no sector das bebidas e está presente na indústria, logística, distribuição e gestão das marcas. Blue (gasosa), Pura (água), Nutry (néctar) e Gaivota (vinho de mesa em pacote) são as marcas de referência do catálogo.

(Esta notícia integra o Especial Leiria em Angola, publicado publicado na edição de 19 de outubro de 2012)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados