Select Page

ACISO quer que “Estação de Fátima” deixe Vale dos Ovos

ACISO quer que “Estação de Fátima” deixe Vale dos Ovos
Pedido de alteração do nome da estação foi enviado a vários ministérios (fotografia: João P. Tavares)

A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) requereu junto da Comboios de Portugal (CP) a retirada urgente da denominação ”Fátima” da estação ferroviária de Vale dos Ovos, já no concelho de Tomar, por se situar a mais de 20 quilómetros da cidade religiosa.

A ACISO argumenta que a gare ferroviária “dista cerca de 23 quilómetros de Fátima, o que demasiadas vezes, tem dado azo a repetidos equívocos e a muitos desagradáveis embaraços e inesperadas e acrescidas despesas por parte de quem, com esse mesmo desconhecimento (na sua grande maioria peregrinos estrangeiros), opta por escolher o comboio e esse mesmo destino para se deslocar até à Cova da Iria”.

Esta situação gera prejuízos na atividade turística de Fátima e na imagem do país, sublinha a direção da associação em comunicado. Vale dos Ovos é “uma localidade que, com exceção para alguns (poucos) carros de aluguer existentes, é deficientemente coberta por qualquer outra rede complementar de transportes coletivos”, adianta ainda, sugerindo que se volte à designação original de “Chão de Maçãs” ou outra “menos enganadora”.

A mudança de designação é uma questão antiga no concelho de Ourém, que tem em Caxarias a sua estação ferroviária. Desde 4 de outubro passou inclusive a estação principal, recebendo diariamente os comboios internacionais Sud Expresso e Lusitânea Comboio Hotel, que permitem a ligação a Hendaye, em França, e a Madrid.

O comboio Sud Expresso parte diariamente de Lisboa e tem como destino Hendaye, onde os passageiros têm à disposição o comboio de alta velocidade até Paris. Igualmente com partida diária de Lisboa, o Lusitânia Comboio Hotel realiza viagens noturnas até Madrid.

(Notícia publicada na edição de 26 de outubro de 2012)

Cláudia Gameiro
claudia.gameiro@regiaodeleiria.pt

2 Comentários

  1. Pedro Renato

    E porque se chama "estação de Fátima" se não fica em Fátima mas a mais de 20 quilómetros?

    Responder
  2. lmelo

    Concordo perfeitamente . Até acho que seja urgente retirar o nome "de estação de Fátima" porque induz a muitos enganos. Isso já aconteceu comigo e com muita gente dos meus conhecimentos. É que Fátima fica a 20/23Km. É URGENTE.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo