Assinar
Cultura

Figueiró dos Vinhos debate a história do fabrico de papel em Portugal

Figueiró dos Vinhos recebe sábado, 1 de dezembro, o colóquio “História do Fabrico de Papel em Portugal”. A importância de Leiria e de Figueiró dos Vinhos nesta indústria são dois dos pontos a abordar.

Antigo engenho do papel de Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos recebe sábado, 1 de dezembro, o colóquio “História do Fabrico de Papel em Portugal”.

A sessão é organizada pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e pela autarquia de Figueiró dos vinhos. Terá lugar na Casa da Cultura – Clube Figueiroense, onde se discutirá a temática, com diversas ligações ao distrito de Leiria.

Em Figueiró dos Vinhos, por exemplo, laborou nos finais do século XVII um importante engenho de fabrico de papel, por iniciativa de Francisco Dufour. Também o Moinho do Papel de Leiria será alvo de uma comunicação.

O colóquio pretende divulgar e valorizar a história do fabrico de papel em Portugal, cruzando saberes que vão da arqueologia da sua produção à história dos seus impactos sociais e culturais e, ainda, aos aspetos relativos à musealização de antigos engenhos onde foi produzido.

A coordenação científica é de Saul António Gomes e as inscrições podem ser efetuadas através do e-mail cultura@cm-figueirodosvinhos.pt ou do telefone 236 559 600.

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados