Assinar
Sociedade

Estrela Michelin e título de Chef do Ano para ex-alunos da Escola de Hotelaria de Fátima

Dois antigos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) conquistaram duas das maiores distinções nacionais e internacionais de cozinha.

Dois antigos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) conquistaram duas das maiores distinções nacionais e internacionais de cozinha.

A equipa do restaurante Belcanto com José Avillez e Samuel Mota à direita (em baixo)

Samuel Mota, 22 anos, obteve a sua primeira estrela Michelin, ao integrar a equipa do chef Avillez no restaurante Belcanto, em Lisboa. Já Louis Anjos, 30 anos, venceu o concurso Chef Cozinheiro do Ano 2012, a mais difícil e prestigiada competição nacional de cozinha.

Samuel Mota já se havia destacado no Campeonato Mundial de Culinária de 2010, quando a sua equipa trouxe para casa o terceiro lugar. Natural de Porto de Mós, chegou à EHF após uma apresentação na sua escola e foi-se distinguindo entre os colegas. Passou pela Batalha, Porto e desde janeiro que integra a equipa do restaurante Belcanto sob as ordens do chef José Avillez.

“A estrela é o sonho de qualquer cozinheiro”, comentou ao REGIÃO DE LEIRIA. Responsável pelas carnes, o jovem quer agora lutar pela conquista da segunda estrela Michelin “e estar ao lado do primeiro chef português a conseguir esse feito”.

Samuel integrou também a equipa de Louis Anjos, na sua luta pelo título de Chef Cozinheiro do Ano. Ao jornal, Louis sublinhou que o prémio era um sonho antigo.

Natural de Minde, Alcanena, chegou a Fátima também por acaso, após uma apresentação na escola onde frequentava o 9º ano.

“Na EHF, e ao longo dos 3 anos do curso, foi-me potenciado o gosto pela área de cozinha. Fui um bom aluno, interessado, e que gostava de ler receitas, ler livros de cozinha. Ver empratamentos em revistas da área aumentaram o ‘bichinho’ e a vontade de levar esta profissão muito a sério. Foi aqui que começou o meu sonho de um dia ganhar este concurso”.

Antes esteve em Londres e trabalha hoje no Algarve. Ao concurso levou um menu com entrada de queijo da serra, abóbora e cogumelos. No peixe, cavala em sabores mediterrânicos. Na carne, perna, lombo e miúdos de borrego na horta. Na sobremesa, ananás, coentros e coco.

EHF no “Natal na Europa”

A EHF foi selecionada para a edição de 2012 de “Natal na Europa”, uma competição que se realizou em Budapeste, Hungria. De 28 de novembro a 4 de dezembro, a chef Lisa Silva e três alunos prestaram provas com equipas de vários países europeus.

O evento foi promovido pela Associação Europeia de Escola de Hotelaria. Os participantes foram convidados a decorar um stand do país com temas natalícios e preparar um buffet europeu composto por especialidades dos diferentes países participantes.

(Notícia publicada na edição de 7 de dezembro de 2012)

Cláudia Gameiro
claudia.gameiro@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados