Assinar Edições Digitais
Sociedade

Abastecimento de água e luz começa a regressar à normalidade em Leiria

EDP espera durante o dia de hoje, segunda-feira, reparar as avarias na rede de baixa tensão, informa em comunicado. Algumas freguesias de Leiria também já retomaram fornecimento de água

Cerca de 1.000 técnicos e 400 viaturas continuam os trabalhos de recuperação da rede elétrica nas zonas mais afetadas pelo temporal, esperando durante o dia de hoje, segunda-feira, reparar as avarias na rede de baixa tensão, informa a EDP em comunicado.

Caranguejeira. Fotografia enviada por Rui Girão

“Hoje de manhã, com a melhoria do estado do tempo, voltou a ser possível mobilizar o helicóptero e continuar o levantamento dos troços destruídos pelas árvores e os locais para onde encaminhar os meios especiais para as remover. Os clientes afetados pela falta de energia elétrica concentram-se, nesta altura, nas zonas do Pinhal Litoral, Pinhal Interior, Baixo Mondego e Baixo Vouga, locais onde já ligámos na rede 100 geradores, em locais críticos, em articulação com os Municípios, com quem estamos em permanente ligação”, diz a mesma nota.

Apesar de algumas regiões do distrito de Leiria e concelho de Ourém já terem eletricidade, há zonas que permanecem sem luz há mais de 48 horas. “A perspetiva de conclusão da reparação a curto prazo das redes de Média Tensão vai permitir que, durante o dia de hoje, todos os nossos esforços estejam concentrados na reparação de avarias na rede de baixa tensão”, acrescenta.

 A informação a ser atualizada no Contact Center da EDP, através do número 808 505 505.

Abastecimento de água

À hora de almoço de segunda-feira, o responsável dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria indicaram que o serviço de abastecimento de água foi reposto nas freguesias de Carvide, Monte Real, Maceira, Milagres e Regueira de Pontes.

Na freguesia de Cortes ainda se regista falta de água na localidade de Abadia e continuam sem água Santa Catarina da Serra e Arrabal, assim como a zona norte do concelho, onde se mantém a situação já identificada no dia de ontem.

No terreno, continuam as equipas do SMAS a tentar retomar o abastecimento de água o mais rápido possível.

Apesar desta atualização feita pelas entidades oficiais, vários leitores têm contactado o REGIÃO DE LEIRIA, a indicar que continuam sem água ou eletricidade, sendo possível que o restabelecimento dos serviços se consiga nas próximas horas.