Assinar
Desporto

Osso da Baleia acolhe centenas de atletas em Meeting de Orientação do Centro

O evento acontece dias 16 e 17 e conta com duas etapas em floresta que decorrerão na freguesia de Carriço, na Mata Nacional do Urso. Tem ainda uma etapa noturna urbana na Costa de Lavos

A Mata Nacional do Urso e a Praia do Osso da Baleia serão o cenário para o  XIV Meeting de Orientação do Centro – WRE, prova com a chancela do COC – Clube de Orientação do Centro.

Foto de arquivo

O evento acontece este fim de semana, dias 16 e 17, e conta com duas etapas em floresta que decorrerão na freguesia de Carriço, nomeadamente na Mata Nacional do Urso, na zona florestal envolvente à Praia do Osso da Baleia. Conta ainda com uma etapa noturna urbana a disputar na vila piscatória da Costa de Lavos.

Este ano, a competição irá decorrer num mapa totalmente novo em floresta nunca antes cartografada, pouco conhecido e muito pouco percorrida pelo homem, pelo que são esperadas boas surpresas para a competição.

Uma das etapas da prova contará para o ranking mundial da modalidade, enquanto simultaneamente as duas etapas de floresta serão as últimas provas de apuramento para o mundial de desporto escolar que em 2013 se disputará em Portugal no Algarve.

Para além de percursos de competição a prova é aberta a todos os que desejem conhecer a modalidade, praticada em pleno contacto com a natureza. Existem quatro percursos abertos e adaptados a diferentes níveis físicos e técnicos e a organização terá monitores à disposição de quem deles necessite e disso faça menção quando da sua inscrição.

A Escola de Orientação estará aberta principalmente aos pequenos com idades inferiores a 8 anos, tendo percursos guiados em zona balizada onde se tomam os primeiros contactos com a modalidade apreendendo e desenvolvendo noções básicas da modalidade. Também os participantes nos escalões abertos podem e devem passar aqui antes de irem fazer o seu percurso para a floresta.

O COC espera um evento muito participado, já que, à data do fecho das inscrições nos escalões de competição registava 1.024 atletas em representação de 184 clubes e oriundos de 22 países, com indicação de alguns dos melhores atletas do top mundial, confirmando-se as presenças coletivas das seleções da Grã-Bretanha, Rússia, Alemanha e Suíça.

A organização continua a aceitar para os quatro escalões abertos (Fácil e Difícil, Curto ou Longo) até uma hora antes da partida no sábado.

Com esta prova termina o ciclo português de grandes eventos internacional no inverno de 2013, depois do NAOM em Nisa e do POM em Idanha-a-nova.

Site da prova: http://www.coc.pt/eventos/16fev2013/

E-mail: xivmoc.wre2013@gmail.com

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados