Assinar
Cantinho dos Bichos

Berlengas são o único paraíso de aves protegido no país

O programa da BirdLife International permite acompanhar online a distribuição de aves em zonas marítimas e terrestres em todo o mundo. O arquipélago das Berlengas tem relevo em Portugal

São mais de uma centena as Áreas Importantes para Aves (IBA) existentes em Portugal, mas só uma tem papel de destaque. Fica localizada na região e é a única área protegida em Portugal: o arquipélago das Berlengas.

A identificação das IBA é um projeto desenvolvido pela BirdLife International nos últimos anos a nível mundial, com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Aves (SPEA), em Portugal, e que pretende definir zonas com significado internacional para a conservação das aves à escala global.

Esta seleção é feita através da aplicação de critérios científicos internacionais e constitui} a rede de locais fundamentais para a conservação de todas as aves com estatuto de conservação desfavorável, em ambiente terrestre ou marinho. Uma das mais recentes novidades deste trabalho é a possibilidade das IBA estarem identificadas online e disponibilizarem informação sobre o território e as aves que ali habitam.

No caso da Berlenga e Farilhões, trata-se da única colónia de Roquinho da Europa continental, uma ave que passa a maior parte da vida no mar e vem a terra reproduzir-se. Também o airo, uma espécie em vias de extinção, semelhante a um pinguim, torna esta área especial. Atualmente, existem cerca de 45 aves desta espécie, contra as seis mil existentes em 1939, segundo a SPEA.

A ilha tem ainda em conta a nidificação do falcão peregrino e a distribuição da cagarra, uma das aves que mais frequenta da costa durante todo o ano. Distingue-se das restantes aves marinhas pelo bico amarelo e um voo característico, produzindo um arco entre as pontas das asas.

O arquipélago das Berlengas foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO e tem estatuto de reserva natural desde 1981. Em 1999 foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens e, em maio passado, o Governo alargou a zona de proteção, de modo a incluir as áreas de alimentação e repouso da cagarra.

Conheça melhor as Áreas Importantes para Aves existentes em Portugal aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.