Assinar


Peniche

Deputados socialistas pedem ao Governo que financie o comité para a apanha de percebe nas Berlengas

Documento entregue na Assembleia da República, no início deste mês, elenca as ações que necessitam de financiamento.

percebe

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) eleitos pelos círculos de Leiria e Algarve entregaram no início deste mês, na Assembleia da República, um projeto de resolução em que recomendam ao Governo que financie o Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe na Reserva Natural das Berlengas e promova a criação do Comité de Cogestão da Pescaria do Polvo do Algarve. 

No documento, os deputados pedem ao Governo para financiar o Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe “com os recursos financeiros adequados ao desempenho das funções que lhe foram cometidas”, para que seja possível concretizar “uma gestão partilhada, que possibilite um equilíbrio entre a preservação ambiental e a exploração do recurso”.

Os deputados socialistas explicam que para o bom funcionamento do comité é necessário assegurar verbas para a avaliação do stock, para “realizar a amostragem de campo e avaliar a dinâmica espácio-temporal” do percebe; para a dinamização do próprio comité, que tem a responsabilidade de “organizar as reuniões ordinárias e extraordinárias”, assim como “assegurar a articulação das diferentes entidades”.

O financiamento é também necessário para a gestão da “plataforma de recolha de dados fornecidos por metade dos mariscadores”; para definir e implementar medidas de gestão e para tarefas relacionadas com a valorização e certificação do percebe.

No mesmo projeto de resolução, os deputados do PS eleitos pelo círculo do Algarve apelam à promoção da criação do Comité de Cogestão da Pescaria do Polvo do Algarve, “dotando-o dos recursos financeiros adequados, através do consequente financiamento por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos”. A intenção passa igualmente por “assegurar a sustentabilidade desta espécie e da respetiva atividade económica”.

Note-se que a apanha de percebes é uma atividade com relevância socioeconómica a nível regional, sendo o percebe da ilha das Berlengas um recurso biológico muito procurado e valorizado a nível nacional e internacional. Daí a criação do Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe em finais de 2021.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.