Assinar
Cantinho dos Bichos

Norte do distrito partilha canil intermunicipal

Os animais de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande vão passar a usufruir de um novo espaço de recolha e acolhimento, integrando o projeto de alargamento do canil de Proença-a-Nova

Os animais de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande vão passar a usufruir de um novo espaço de recolha e acolhimento. A pensar no bem-estar animal, mas também na saúde pública, os municípios do norte do distrito de Leiria associaram-se aos concelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova, no projeto de alargamento do canil de Proença-a-Nova.

Numa infraestrutura gerida pela Pinhal Maior – Associação Desenvolvimento do Pinhal Interior do Sul e pela Câmara de Proença-a-Nova, os municípios associaram-se ao Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes (CIRAE), que tem capacidade para acolher duas centenas de canídeos.

Fonte do gabinete de comunicação da Câmara de Proença-a-Nova revela que a infraestrutura “tem condições para acolher um maior número de animais, numa estrutura recente e com enquadramento numa zona florestal”. Salienta também que “o número de canídeos errantes no concelho é seguramente menor que o dos concelhos limítrofes, recolhendo apenas 40 a 50 cães por ano”, sendo que a maioria é posteriormente reclamada.

Responsáveis pela recolha e transporte dos seus animais para o canil, as autarquias de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande não vão recolher apenas animais errantes, mas também sequestrar animais perigosos ou considerados perigosos. Os animais com infecção de zoonótica, vulgarmente conhecida por raiva, também vão ser recolhidos. “Todos os animais ficarão oito dias em observação. Após esta avaliação, poderão ser destinados para adoção e, caso não haja essa possibilidade, para abate” informa a mesma fonte.

O CIRAE vai receber comparticipação financeira de todos os parceiros, permitindo novos investimentos e a criação de novos serviços. A construção de um hotel para cães é uma das possibilidades adiantadas.

 


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados