Assinar Edições Digitais
Cultura

Capital do Chícharo com cartaz de peso em junho

Está fechado o cartaz do “Alvaiázere – Capital do Chícharo”, em Alvaiázere. Anaquim, Azeitonas, Salto, JP Simões, Uxu Kalhus e Sebastião Antunes vão animar o certame, entre os dias 7 e 10 de junho.

Seis nomes, todos a cantar em português. Está fechado o cartaz do “Alvaiázere – Capital do Chícharo”, evento que congrega o antigo festival gastronómico e a feira de atividades do concelho. Anaquim, Azeitonas, Salto, JP Simões, Uxu Kalhus e Sebastião Antunes são os músicos que vão animar o certame, entre os dias 7 e 10 de junho.

JP Simões é um dos artistas que atua em Alvaiázere

A autarquia decidiu repetir a receita do ano passado e fundir o Festival Gastronómico do Chícharo (que habitualmente decorria em outubro) e a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato (FAFIPA). “Queremos manter a tradição mas, para reduzir custos, ajustámos os dois eventos na mesma altura”, explica o vereador Francisco Gomes.

Apesar de recusar, para já, revelar o orçamento do “Alvaiázere – Capital do Chícharo”, Francisco Gomes garante que os gastos serão “inferiores aos do ano passado”. Mas a festa mantém-se nos mesmos moldes. Além dos concertos diários, haverá tasquinhas (dinamizadas pelas coletividades do concelho e onde o chícharo é o ingrediente em destaque), exposições, animação de rua, teatro e música popular, tourada, torneios de futebol e um encontro de colecionadores.

O objetivo passa por “proporcionar dias diferentes” e, “através da boa gastronomia, atrair gente de fora para o concelho”, sintetiza Francisco Gomes.

(Notícia publicada na edição de 4 de abril de 2013)

SMF