Assinar
Cultura

Casa de Afonso Lopes Vieira nas Cortes está à venda

O palacete das Cortes do século XIX que serviu de casa de campo ao poeta Afonso Lopes Vieira está à venda e em avançado estado de degradação. 430 mil euros é o valor pedido.

O palacete das Cortes que serviu de casa de campo ao poeta Afonso Lopes Vieira está à venda. O imóvel, mandado construir no século XIX pelo escritor António Rodrigues Cordeiro – tio-avó de Lopes Vieira -, encontra-se em avançado estado de degradação. Recentemente, a queda de uma chaminé destruiu parte do telhado.

O investigador e jornalista Carlos Fernandes, estudioso da vida e obra de Afonso Lopes Vieira, considera que a casa “merecia melhor destino”.

Apesar de Afonso Lopes Vieira nunca ter tido as Cortes como ponto de criatividade, “foi ali que escreveu, nos anos 30, ‘Éclogas de Agora’, um livro forte, fundamental, crítico da sociedade de Salazar, e que é insólito na produção do poeta”.

“Vemos aquilo a desfazer-se sem possibilidade de fazer nada”, sublinha o investigador.

O preço pedido pelo imóvel, na página da OLX na internet, é de 430 mil euros. Ali é indicado que a casa, um T8 com mil metros quadrados de área útil, foi habitada até 2003 e adquirida em 2005 pelo atual proprietário. No exterior, placas assinalam a ligação a Rodrigues Cordeiro e Lopes Vieira.

(Notícia publicada na edição de 21 de março de 2013)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados