Assinar
Cultura

Ler é agora mais barato com o Banco dos Livros

O espaço Banco dos Livros, em Leiria, promete livros para todos os gostos a metade do preço. A loja é de uma espanhola de 53 anos, a residir em Leiria há uma década.

O espaço Banco dos Livros, na avenida Marquês de Pombal, em Leiria, promete livros para todos os gostos a metade do preço. A loja foi criada em setembro passado, por uma espanhola de 53 anos, a residir em Leiria há uma década.

Pilar Barrios abriu o Banco dos Livros em setembro, na avenida Marquês de Pombal (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Maria Pilar Barrios desenvolveu um negócio que assenta na compra e venda de livros usados, a preços baixos e em boas condições.

“As pessoas trazem 10, 20 livros, os que quiserem. Faço uma lista, avalio segundo a conservação, a idade e o valor, e ficam em consignação”, explica a proprietária. Depois, o cliente fica registado como fornecedor e assim que os livros são vendidos, é avisado que pode levantar o valor combinado.

Pilar Barrios criou o Banco dos Livros na sequência de uma conversa entre amigas: “a Carla era estudante de Solicitadoria e não tinha dinheiro para comprar um livro de Direito Constitucional de que precisava”.

Tocada pela confissão, pôs a ideia em marcha. Por mês, vende entre 200 a 300, mas são quase 600 os que chegam às suas mãos. Estima que a loja tenha agora cerca de 1500 exemplares. Os mais procurados são os de banda desenhada, sobretudo por colecionadores.

No futuro, Pilar quer continuar a apostar nos livros, apesar de estar a receber outros objetos, como aparelhos de música com mais de 40 anos e discos de vinil, que acaba também por vender.

(Notícia publicada na edição de 28 de março de 2013)

Vera Pereira
vera.pereira@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados