Assinar
Cantinho dos Bichos

Tem um ouriço no quintal? Faça dele um amigo

Os ouriços preferem o dia para dormir e é durante a noite que ganham vida. Em caso de perigo trans­formam-se numa bola de picos. Em Portugal,
só uma espécie é permitida em cativeiro

Para trás fica o tempo em que os cães e os gatos eram dos únicos animais de estimação. O Ateleryx albiventris – mais conhecido como ouriço pigmeu africano – começou a ganhar adeptos nos últimos anos. E esta é a única espécie que é permitida ter como animal de estimação.

A presença de ouriços em Portugal – Erinaceus europaeu, denominado ouriço europeu – é frequente durante todo o ano. Contudo, entre abril e agosto são avistados mais vezes, em quintais ou junto às estradas, devido à época de reprodução. Mas esta espécie é proibida de ter em cativeiro e, no inverno, hiberna.

“De uma forma geral os ouriços são dóceis e fáceis de manter como animal de estimação. Como são crepusculares, passam muitas horas a dormir. Principalmente durante o período de adaptação à sua nova casa”, explica Luís Carvalho, diretor clínico da Clínica Veterinária da Marinha Grande. Em alturas de stress, o ouriço pigmeu africano enrola-se e eriça os picos como atitude de defesa, motivo pelo qual o animal “deve ser abordado com cuidado, sem movimentos bruscos ou barulho”, acrescenta.

Omnívoros, alimentam-se de uma grande variedade de alimentos e existem dietas comerciais especialmente formuladas para ouriços em cativeiro. Têm uma esperança de vida de 4 a 6 anos e, em cativeiro, podem atingir os 10 anos. Para tal contribui o espaço que ocupa – gaiolas com material liso, fácil de limpar e desprovidas de arame, dotadas de uma “roda de hamsters” para poder fazer exercício e andar – e controlos veterinários frequentes: inspeção das patas e da cavidade oral, desparasitação externa e interna e avaliação da condição corporal e clínica.

Pouco dados à mudança, “assustam-se facilmente com barulhos e outros animais e tomam atitudes defensivas face àquilo que consideram ameaças”, diz o veterinário. Quando adaptados, são interativos, permitem ao dono fazer festas na zona do ventre e do focinho e, quem sabe acompanhar o dono a ver televisão.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.