Assinar
Saúde

Utentes de Nazaré e Alcobaça vão ser tratados em Leiria a partir de setembro

Depois de integrar o Hospital Distrital de Pombal, no final de 2011, o Centro Hospital Leiria-Pombal aumenta de novo a sua área de abrangência e acolhe utentes do sul do distrito.

Os utentes dos concelhos de Nazaré e Alcobaça, excetuando as populações das freguesias de Alfeizerão, Benedita e S. Martinho do Porto, passam a ser oficialmente abrangidos pelo Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) no dia 1 de setembro.

p33 hospital-cor ARQ JD
Leiria já havia integrado o Hospital Distrital de Pombal no final de 2011. Agora acolhe utentes do sul do distrito (fotografia: Joaquim Dâmaso)

A transferência das competências do Centro Hospitalar do Oeste para o CHLP, relativas à prestação de cuidados de saúde a estas populações, foi confirmada dia 9 de agosto através da publicação em Diário da República do decreto-lei que estabelece os termos da transferência do Hospital Bernardino Lopes, que passa a integrar a rede de referenciação de cuidados hospitalares da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

A medida visa a “melhoria de eficiência da organização dos prestadores e dos recursos” e “da qualidade de prestação dos cuidados de saúde às populações que dele necessitam”, refere a tutela.

“Num enquadramento particularmente difícil da gestão dos recursos disponíveis, melhorará a alocação dos recursos e serviços já existentes das várias unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde”, justifica ainda no diploma.

Contactada a administração do CHLP, remeteu para mais tarde quaisquer esclarecimentos sobre os termos concretos deste processo de integração, “até porque só a partir de 1 de setembro é que nos compete gerir o Hospital de Alcobaça”, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA.

(Notícia publicada na edição de 14 de agosto de 2013)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados