Assinar
Sociedade

PSP desmantela rede que adulterava contadores da luz

Quatro indivíduos foram detidos e seis foram identificados pela PSP de Leiria, por suspeita de integrarem uma rede que adulterava contadores de eletricidade, de particulares e empresas.

Quatro indivíduos foram detidos e seis foram identificados pela PSP de Leiria, por suspeita de integrarem uma rede que adulterava contadores de eletricidade, de particulares e empresas.

p12 policia-cor JD
Foram apreendidos 20 mil euros em dinheiro, 35 contadores e seis carros (fotografia: Joaquim Dâmaso)

A PSP revela que a rede atuava entre o Norte do país e Lisboa, com maior incidência na zona Oeste, e estima em mais de 500 os particulares e empresas que beneficiavam desta atividade ilícita.

Os quatro alegados líderes do grupo, um dos quais referenciado por furto e viciação de viaturas e um outro por agressão, foram presentes a tribunal na quarta-feira à tarde. Já os seis presumíveis angariadores – entre os quais três mulheres – ficaram obrigados a termo de identidade e residência. Os suspeitos, todos residentes no distrito, têm idades compreendidas entre os 32 e 44 anos.

A investigação teve início em abril. e culminou no início desta semana com 60 buscas: 12 domiciliárias, 12 em viaturas e 36 não domiciliárias.

No âmbito da operação “Elecktro”, foram ainda apreendidos 35 contadores, seis viaturas de alta cilindrada, cerca de 20 mil euros em dinheiro, uma máquina de contagem de dinheiro, 41 telemóveis e nove computadores, entre outro material.

Da adulteração dos contadores resultava a diminuição da contagem entre 15% e 55% de energia consumida, com redução dos custos para os particulares e empresas envolvidos. Em contrapartida, representou “centenas de milhares de euros de prejuízos para a empresa fornecedora”, considerando que “o que era registado nos contadores não correspondia ao que era efetivamente consumido”, acrescenta a PSP.

(Notícia publicada na edição de 24 de outubro de 2013)

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados