Assinar
Motores

Área de Serviço: troca de pneus

Sempre que chega o momento de comprar pneus para o carro, surge uma dúvida: porque se mudam os pneus de frente para trás e compram novos para por à frente? Conheço a resposta dos técnicos.

Troca de pneus

Sempre que chega o momento de comprar pneus para o carro, surge uma dúvida: porque se mudam os pneus de frente para trás e compram novos para por à frente?

pneu2“O aconselhado pelas grandes marcas de pneus é o uso dos pneus novos no eixo traseiro.

A explicação torna-se muito simples e com dois aspetos importantes.

Aderência em curva: o eixo com mais tendência a fugir é o traseiro, quer seja carro de tração dianteira ou traseira. Ao curvar, a frente do carro quer apontar para o centro da curva, enquanto que a traseira tem tendência a se afastar. Este efeito desig­na-se por força centrípeta.

Estabilidade na travagem: se, em curva, for necessária uma travagem, o eixo traseiro quer mover a sua ‘massa’ no sentido da curva.

Só desta forma é possível assegurar a sua segurança. Com o aproximar das chuvas, convém reforçar a atenção, pois o efeito da força centrípeta toma proporções ainda maiores”.

Daniel Meira
técnico da Pneutec

 

Pode colocar a sua dúvida ou procurar esclarecimentos sobre assuntos relacionados com o mundo automobilístico através desta secção. Basta enviar a sua dúvida automóvel para redacao@regiaodeleiria.pt. Todas as semanas procuramos um especialista para o ajudar

 

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.