Assinar Edições Digitais
Desporto

Movimentos de corrida continuam a crescer na região

São vários os movimentos de caminhada e corrida que surgem na região e colocam pessoas de todas as idades a fazer exercício. Conheça quais são e como pode participar

São vários os movimentos de caminhada e corrida que surgem na região e colocam pessoas de todas as idades a fazer exercício.

Se lhes perguntassem se alguma vez imaginavam colocar uma média de 2.500 pessoas a correr nas ruas da cidade de Leiria, prontamente, os elementos do NEL diriam “Não”.

“As pessoas aderiram de uma forma impressionante e isto passou de uma simples corrida de amigos do NEL para uma corrida, e caminhada, para a cidade. De tal forma que, existem muitos membros de outros clubes que vêm correr connosco e outros que também já ajudam na organização e acompanhamento dos grupos”, explica Luís Coelho, da direção do NEL. As Brisas do Lis Night Run acontecem todas as quartas-feiras, mesmo quando há feriado ou chuva, a partir das 21 horas, na praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

A febre de corridas criou uma onda tal que outras cidades e vilas também pegaram na iniciativa.

Em Pombal, o grupo chama-se Corridas do Marquês e reúne-se todas as quintas-feiras às 21 horas junto ao busto do Marquês de Pombal, no jardim municipal.

Na Marinha Grande, a concentração começa às 21 horas, junto ao parque da Cerca e o grupo chama-se MG Fitness.

Nas Caldas da Rainha, o grupo denomina-se “Não fazemos nem mais 1 km” e corre à quarta-feira à noite, a partir das 21h30, na praça da Fruta.

Na Batalha, as Corridas de Aviz chegam por parte do Atlético Clube da Batalha e en­contram-se à quinta-feira, pelas 20h30, junto ao posto de turismo.

Brisas do Lis Night Run, em Leiria Foto: Paulo Cunha
Brisas do Lis Night Run, em Leiria
Foto: Paulo Cunha

Em Porto de Mós, os elementos do Walk to Walk juntam-se todos os domingos para uma caminhada surpresa pelas maravilhas do concelho – “a ideia é todos participarem e mostrar caminhos onde brincavam ou caminhos só os guias conhecem”, explica um dos mentores do grupo. O mesmo trajeto é repetido na quarta-feira seguinte, às 21 horas, em local, distância e nível de dificuldade a combinar, através da página de facebook do grupo.

Os Canhões da Nazaré encontra-se todas as segundas-feiras, pelas 20h30, na praça Sousa Oliveira, na Nazaré.

Em Alcobaça, o grupo chama-se Alcobaça em Andanças e concentra-se ao sinal do sino às 21 horas, junto ao Mosteiro. Seguem-se 50 minutos de exercício em quatro grupos: caminhada, caminhada rápida, iniciação à corrida e corrida.