Assinar
Mercado

Tubofuro e clube motard compram a antiga Dâmaso

A empresa Tubofuro está à procura de parcerias para investir nas antigas instalações da Dâmaso, um área de 50 mil metros quadrados, cuja aquisição resultou de uma proposta conjunta com o clube motard de Vieira de Leiria.

A empresa Tubofuro está à procura de parcerias para investir nas antigas instalações da Dâmaso, um área de 50 mil metros quadrados. A aquisição do imóvel à massa insolvente – por 350 mil euros – está concretizada e resultou de uma proposta conjunta com o clube motard de Vieira de Leiria, o Motabout, cujo presidente, Fernando Rolo, é um ex-trabalhador da fábrica de vidros.

De acordo com o administrador da Tubofuro, Rui Duarte Cordeiro, a sociedade anónima encontra-se “à procura de soluções dentro e fora do grupo” para dinamizar aquele espaço no concelho da Marinha Grande, decorrendo “vários contactos e estudos” para reunir ideias e capital.

O empresário admite projetos relacionados com “comércio e indústria”, um dos quais pode passar pela atividade da Tubofuro, que está atualmente sediada na Ortigosa, Leiria, onde fabrica produtos para furos de captação de água e montagem de bombas.

Quanto ao clube motard de Vieira de Leiria, pretende parte das antigas instalações da Dâmaso para construir a nova sede, explica Fernando Rolo. Com eleições agendadas para janeiro, o Motabout deverá tomar decisões no início do ano que vem.

Declarada insolvente em agosto de 2006, a fábrica de vidros deixou dívidas que só no caso dos colaboradores – entre 300 e 400 – ascendem a 900 mil euros, quando somados os salários em atraso e as compensações por perda do posto de trabalho.

Por esse motivo, o sindicato vidreiro esperava que a venda do imóvel tivesse permitido apurar uma verba “bastante superior para fazer face a parte das indemnizações a que os trabalhadores têm direito”, admite Etelvina Rosa.

A escritura foi realizada em setembro, referindo-se à zona fabril e área envolvente. Há dois outros terrenos na massa insolvente, de dimensões e valor substancialmente menores, um dos quais já se encontra adjudicado.

(Notícia publicada na edição de 21 de novembro de 2013)

damaso
Instalações da antiga vidreira foram adquiridas por 350 mil euros (fotografia: Joaquim Dâmaso)


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados