Assinar
Sociedade

Centro de Interpretação e Museu Sicó avança em 2014

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, garante que o Centro de Interpretação Turística e Museu de Sicó (CIMU Sicó) vai começar a ganhar vida este ano e estará pronto em 2015.

A garantia é do presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus: o Centro de Interpretação Turística e Museu de Sicó (CIMU Sicó) vai começar a ganhar vida já este ano e deverá estar pronto a funcionar em 2015.

Além da componente de museu, o edifício – que será construído em Poios, na freguesia da Redinha – terá uma unidade de alojamento e servirá de polo para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e desportos de natureza.

O projeto remonta a 2009 e até chegou a estar adjudicado. Mas, em 2011, a empresa construtora “desistiu da obra” e obrigou a autarquia de Pombal a adiar os trabalhos e esperar por um novo quadro de financiamento para relançar o projeto, recorda Diogo Mateus. Para já, esse financiamento ainda não está garantido, mas o município espera conseguir candidatar a obra a fundos comunitários em breve.

A construção do edifício – uma área total de mil metros quadrados – representará um investimento total de 2,8 milhões de euros, já inscritos no Plano Plurianual de Investimentos da autarquia. O museu será edificado numa zona Rede Natura 2000 e vai reunir achados arqueológicos que resultam de escavações realizadas na região.

Paralelamente, o espaço funcionará como promotor de ações de conservação da natureza e desportos de montanha. Apelando sobretudo aos amantes de espeleologia, arqueologia, pedestrianismo, rappel, escalada e slide, o CIMU Sicó terá capacidade de alojamento para 40 pessoas e funcionará em parceria com entidades ligadas ao turismo e desporto de natureza.

(Notícia publicada na edição de 16 de janeiro de 2014)

Sandra M. Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt

p19-pombal

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados