Assinar Edições Digitais
Cantinho dos Bichos

Ordem cria “cheque” para tratar animais de famílias carenciadas

Nesta primeira fase, o programa estima abranger um total de “pelo menos duas mil intervenções”, sobretudo junto de idosos e sem abrigo que tenham animais de companhia.

A Ordem dos Médicos Veterinários vai desenvolver o projeto “VET Solidário”, em colaboração com várias instituições médico-veteriná­rias, para ajudar famílias carenciadas a tratar os seus animais de estimação.Veterinarian Examining BulldogPor agora, o projeto solidário vai acontecer em quatro freguesias de Lisboa, mas pretende estender-se a todo o país, com a atribuição do “cheque veterinário”.

“O cheque veterinário tem uma filosofia semelhante à do cheque dentista. Só que, enquanto o cheque dentista é comparticipado pelo Estado, o cheque veterinário é um cheque de apoio da Ordem e dos Médicos Veterinários e de outras instituições que se juntaram para poderem concretizar este projeto”, revelou a bastonária dos veterinários, Laurentina Pedroso, à agência Lusa, num artigo publicado no Público online.

Nesta primeira fase, o programa estima abranger um total de “pelo menos duas mil intervenções”, sobretudo junto de idosos e sem abrigo que tenham animais de companhia.

O cheque dará direito a tratamentos médico-veteri­nários e medicação gratuitos em centros de tratamento aderentes, nomeadamente vacinação, desparasitação e esterilização, “tendo como objetivo principal controlar a reprodução, evitar o abandono e o excesso de população animal”.

Além deste cheque veterinário, a Ordem está a delinear outras ações, como a criação de um banco alimentar para animais de companhia, sobretudo os que precisam de alimentação especial.