Assinar Edições Digitais
Desporto

João Colaço aventura-se no deserto de mochila cheia

A Marathon Des Sables acontece no deserto do Sahara, em Marrocos, com cerca de 240 km, ao longo de seis dias, de 6 a 11 de abril. Na mochila, João Colaço transporta 8,5 kg mais a água.

João Colaço, o melhor português do Ultra Trail de Mont Blanc 2013, parte para uma nova aventura. Desta vez não há lugar a montanhas, mas são as dunas quem dominam a paisagem.

A Comitiva Portuguesa que vai participar na 29ª Marathon Des Sables : Carlos Coelho, Carlos Sá, Pedro Gonçalves, João Colaço e Paulo Reis. (foto: desnível positivo)
A Comitiva Portuguesa que vai participar na 29ª Marathon Des Sables : Carlos Coelho, Carlos Sá, Pedro Gonçalves, João Colaço e Paulo Reis. (foto: desnível positivo)

A Marathon Des Sables (Maratona das Areias) acontece o deserto do Sahara, em Marrocos, com cerca de 240 km de distância, ao longo de seis dias, de 6 a 11 de abril. Na mochila, João Colaço transporta 8,5 kg mais a água, em quantidade a gerir pelo atleta.

Entre o material obrigatório está a mochila, saco-cama, frontal e pilhas, alfinetes, bússola, isqueiro, apito, canivete, antisséptico cutâneo, kit de aspiração de veneno, espelho de sinalização, manta de sobrevivência, protetor solar e 200 euros em moeda local.

O atleta leva ainda uma muda de roupa para usar no acampamento (corta-vento, t-shirt, calção, meias), comida para seis dias (refeições liofilizadas, barras, gel, Nestum, frutos secos, …), mais pastilhas de combustível para aquecer a água para as refeições, recipiente e mini-fogão, além de alguns medicamentos (antidiarreico, voltaren, dormidina, bicarbonato de sódio), adesivo para prevenir assaduras, creme anti-fricção. boné e óculos de sol.

Depois há os bens não essenciais: MP3, GoPro, bateria suplementar, toalhetes para higiene pessoal, road-book e artigos de segurança e sinalização que a organização fornece. Acompanhe a prova em http://marathondessables.com.