Assinar
Mercado

EPAMG soma prémios com sistema que salva bebés em automóveis

Um, dois, três, quatro prémios de empreendedorismo para o projeto Still Here, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG).

Um, dois, três, quatro prémios de empreendedorismo para o projeto Still Here, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG).

O mais recente chegou em junho: vitória no concurso da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que se deixou convencer por um sistema que evita o esquecimento de crianças no interior de automóveis.

André Rodrigues, Sofia Pereira e Rita Reis são os nomes por trás do projeto Still Here. Ele, aluno do curso de eletrónica, automação e comando, é o responsável pela parte técnica; elas, matriculadas em comunicação e marketing, desenvolveram todo o conceito e marca.

A solução baseia-se em tecnologia wireless, um dispositivo na cadeira do bebé e uma pulseira para o condutor. Sempre que o adulto se afasta do carro, soa o sinal de alarme. O equipamento também avisa quando o veículo arranca com o sistema desligado.

Orientados pela professora Diana Oliveira, os estudantes da EPAMG estão agora a desenvolver o plano de negócio. E pretendem, a curto prazo, passar da fase de protótipo ao mercado. O sucesso alcançado até à data serve-lhes de incentivo: “Não esperávamos tanto”, reconhecem.

Diana Oliveira lembra que o desenvolvimento de produtos e empresas é um desafio proposto com frequência nas aulas, que os alunos abraçam com entusiasmo. A estratégia tem dado frutos. Vitórias nos concursos CIMRL, “Isto é uma ideia” (Centimfe) e “Ideias fora da caixa” (Grupo GPS), além de menção honrosa no Inova 2014.

P23_epamg-cor
A equipa do projeto Still Here (fotografia: Joaquim Dâmaso)

CG

(Notícia publicada na edição de 26 de junho de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados