Assinar
Cultura

Associação Zenith 9 nasce em Leiria para fazer crescer a paixão pela fotografia

O interesse pela fotografia é visível e crescente em Leiria. Zenith 9 é uma nova associação de fotógrafos de Leiria que, sem fins lucrativos, procura impulsionar ainda mais essa paixão.

O interesse pela fotografia é visível e crescente em Leiria: multiplicam-se os cursos, workshops, exposições e há muitos fotógrafos, amadores e profissionais. Zenith 9 é uma nova associação de fotógrafos de Leiria que, sem fins lucrativos, procura impulsionar ainda mais essa paixão.

10547419_499368703540195_4972727322384694213_n“O principal intuito é unir esforços no sentido de promover e produzir mais atividades, eventos e serviços e serviços para fotógrafos, que tragam benefícios aos associados e que, de alguma forma também beneficiem a comunidade em geral, ainda que de forma indireta”, explica Rute Violante, fotógrafa e uma das fundadoras da Zenith 9.

Neste início de vida, a associação irá passar a promover os eventos Shoot & Walk, que têm levado fotógrafos de Leiria (e não só), a destinos que vão desde a Feira de Maio a Budapeste.

Mas no horizonte há outros objetivos, como eventos de cariz cultural e formativo e até, além de outras surpresas, um festival de fotografia.

“Estamos em fase de pré-produção do festival, em parceria com a Fotograf’arte e outras associações da cidade de Leiria. Prevemos que esse seja o Zenith de 2015 na associação, na cidade e no país e que o mesmo venha a criar tradição e enriquecer o interesse turístico e cultural da nossa cidade”, explica Rute Violante.

Reconhecendo o elevado interesse que existe em Leiria pela atividade, a Zenith 9 considera que “Leiria já é a capital da fotografia do nosso país. Temos mais máquinas fotográficas por metro quadrado do que notas de 100 euros”, brinca a fotógrafa.

Por isso a associação propõe-se “potenciar esse fenómeno e esta propensão natural, no sentido de fazer crescer esta paixão e esta atividade artística para fora de Leiria e até de Portugal”.

Qualquer amante de fotografia, amador, semi-profissional ou profissional, se pode associar à Zenith 9. “Mas reservamo-nos o direito de fazer uma seleção de futuros associados, de acordo com critérios que se relacionem com a visão artística e estética da associação”, sublinha Rute Violante.

Para se propor como associado da Zenith 9, o candidato deve solicitar a ficha de inscrição (via Facebook ou e-mail zenith9.photo@gmail.com), enviar o currículo e portfolio fotográfico (entre 20 a 50 imagens), enviar uma foto tipo passe e pagar uma quota anual de 15 euros.

Quanto à adesão, a Zenith 9 tem expetativas moderadas, nota a fotógrafa: “As pessoas demoram a confiar e a perceber as vantagens que podem advir deste tipo de organização, por isso as nossas expectativas são ajustadas a essa realidade. Esperamos ganhar essa confiança com trabalho feito. Mãos à obra! Quem ajuda?!”.

De onde vem o nome?

Podia estar relacionado com a famosa marca de máquinas fotográficas russas Zenit ou com o nome do balão de ar quente que bateu o recorde mundial de altitude mas não foi assim que surgiu a ideia para Zenith 9.

Rute Violante explica: “Zenith significa: ponto da esfera celeste directamente oposto ao Nadir, que se situa na vertical do observador sobre a sua cabeça. Em termos simbólicos simboliza ‘o ponto mais elevado’, podendo utilizar-se em contextos como: a torre de menagem é o zenith do Castelo de Leiria ou o sótão é o zenith da casa. Por outras palavras: apogeu; culminância…”.

A escolha surgiu de uma seleção de outros nomes. “Acabou por ser este o nome institucionalmente aceite e disponível. Assim sendo, aceitámos a missão de transformar a associação num ‘ponto alto’ das nossas vidas”.

ML

(Entrevista publicada na edição de 7 de agosto de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados