Assinar
Mercado

De Chipre para Leiria à boleia do programa Expert Labs

Incubadora de empresas está a promover a região como destino turístico de excelência. A ideia é atrair talento estrangeiro para projetos inovadores. Estudante de Nicósia é a primeira selecionada.

Até ao final de setembro, a incubadora de empresas de Leiria é o escritório de Sila Tufekcioglu. A jovem oriunda de Chipre é a primeira selecionada do Expert Labs, um programa que mistura lazer com trabalho para atrair talento estrangeiro e reforçar projetos de novos produtos e serviços.

p27_sila (2)
Sila Tufekcioglu, de 26 anos, chega de Nicosia para trabalhar na área da internet

Sila, de 26 anos, chega de Nicosia, onde está a concluir um mestrado em Cinema e Meios Digitais. Por cá, trabalha em edição de vídeo e fotografia para um negócio ligado à web atualmente na fase de desenvolvimento.

Durante a estadia, de aproximadamente dois meses, a estudante cipriota fica alojada gratuitamente na residência do Instituto Politécnico de Leiria e tem direito a subsídio para alimentação e outras pequenas despesas. Se completar com sucesso as tarefas que lhe estão atribuídas, vai receber cerca de 400 euros adicionais.

O programa Expert Labs apresenta a região como destino de excelência para o surf e outras atividades ao ar livre, desde Peniche a São Pedro de Moel passando pela Nazaré. E é a combinação entre turismo e trabalho que atrai Sila Tufekcioglu. “Gosto de viajar, de conhecer novas pessoas e culturas e por isso achei que esta podia ser uma boa oportunidade para mim”, explica.

Alunos, professores e investigadores estrangeiros são convidados a passar uma temporada em Portugal, colaborando em part-time junto da indústria e dos centros de investigação do ensino superior no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. O ponto de encontro entre candidatos e empregadores acontece online, onde são publicitados os projetos e desafios laborais em aberto.

Desde o arranque em julho, a recetividade tem sido diminuta, tanto das empresas e demais entidades da região como dos estudantes e especialistas a contratar além-fronteiras. As colocações a materializar até janeiro contam-se pelos dedos da mão.

Por esse motivo, a presidente da Incubadora D. Dinis (IDD), Cristina Barros, acredita que o prolongamento do tempo de permanência em Portugal poderia tornar a colaboração mais interessante para ambas as partes.

Organizado pela Incubadora em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, o programa Expert Labs tem vários objetivos ligados à inovação, como, por exemplo, o fortalecimento de contactos e do trabalho em rede.

Um dos aspetos mais importantes, no entanto, é a experiência recolhida junto de profissionais com diferentes origens, que permite conferir uma perspetiva internacional na construção dos produtos e serviços portugueses, e desse modo facilitar a respetiva adaptação ao mercado global.

(Notícia publicada na edição de 4 de setembro de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.