Assinar
Cantinho dos Bichos

Marinha Grande "estreia" novo canil e gatil em 2015

No local onde antes existia uma ETAR vai ser construída a nova infraestrutura que custará cerca de 230 mil euros. O município aponta a primeira metade do próximo ano para a sua entrada em funcionamento

No primeiro semestre do próximo ano, um novo canil e gatil deverá entrar em funcionamento na Marinha Grande. Essa é a expectativa do município local que está atualmente a avançar com o processo para a construção do novo equipamento. 

breveCusta 230 mil euros, é designado de Centro de Recolha Oficial, e conta com um novo edifício com 238 metros quadrados. Terá duas alas com um total de 22 celas destinadas a canídeos. Cada cela é dividida em área coberta (3,90 m2) e área exterior vedada (3,90 m2), “ficando o número de ocupantes por cela dependente do porte dos animais”, explica o município. Na prática, uma dezena de celas será destinada aos animais de recolha comum e 12 serão vocacionadas para os animais destinados à adoção. O novo espaço contará ainda com 12 celas para o gatil. Serão todas “em área interior”, ficando “duas celas para as gatas com ninhadas”, acrescenta a informação municipal.

O novo canil e gatil vai ser construído num terreno municipal, localizado junto à Estrada da Garcia nas antigas instalações de uma ETAR desativada.

Para além do espaço para os animais, no edifício vão funcionar “as dependências de apoio como os vestiários/instalações sanitárias dos funcionários/tratadores, o armazém de rações, arrumos, enfermaria, lavagem de material de captura, sala de lavagens dos bebedouros e comedouros, e a sala de higienização dos animais”.

As novas instalações estarão igualmente apetrechadas de uma sala de occisão (abate) “com espaço anexo para conservação de cadáveres em câmara de frio enquanto aguardam transladação para a incineradora”. O novo equipamento é direcionado para o alojamento de cães e gatos vadios ou errantes e de animais perigosos, abates compulsivos, bem como para a execução de campanhas de profilaxia médica e sanitária e que visem o bem-estar animal, acrescenta o município.

Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt


Secção de comentários

    • Isabel Torcato Vicentino disse:

      Por favor ..Recebi uma mensagem comovente do vosso departamento ,sou Marinhense e
      vivo no Bombarral desejava ajudar um pouco também estive convoscono festival das Sopas com uma amiga ,desejo ir levar algumA coisa para os animais uma ração e desejo ser assinante anualmente, ,como vamos Há Nazaré aproveitamos e desejamos visitar-vos segunda feira próxima e levar pelo menos dois sacos de ração gostaria de saber a que horas podemos entregar a mesma também desejo ser assinante do vosso canil.E nome de pessoa a quem entregar.
      Meu iPhone 933395690. Isabel vicentino Obrigada ..

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados