Select Page

Binómios sobem para a prancha na Lagoa da Ervedeira

Pegar no seu pet e passar uma manhã divertida com muita brincadeira na areia e na água, a par com educação e treino, é o programa para a manhã do dia 5 de agosto na Lagoa da Ervedeira, no Coimbrão, em Leiria.
Dog Paddle desafia os donos a levar os patudos para dentro de água, em cima de uma prancha, e desfrutar da tranquilidade que a natureza em redor proporciona.
“Nenhum cão é obrigado a ir para a água. Há alguns com grande apetência, outras raças nem por isso. Mas mesmo os que não quiserem ir para cima da prancha também não são obrigados. Fazem os donos paddle e os cães ficam na areia ou na água”, explica Elodie Genard, uma das responsáveis da EducaCão Leiria | Fátima, que pela segunda vez organiza a atividade, em parceria com a escola de surf The Surfer’s Place, da Praia da Vieira.
Durante a atividade, a EducaCão tem uma equipa responsável por acompanhar os patudos em terra, o que significa que se o cão não se sentir confortável para o stand up paddle, o dono poderá experimentar, enquanto o animal fica vigiado e em segurança fora de água, junto ao passadiço, à sombra.
O encontro na lagoa tem início às 9h30 com um passeio de sociabilização, “para libertar energias”, seguindo-se uma explicação aos donos dos animais sobre a utilização da prancha e as manobras a realizar. No final, o binómio dono-cão é convidado a entrar na água e desfrutar. Regra geral, labradores e cão de água português simpatizam com a atividade dadas as suas características mas todas as raças são bem recebidas.
A EducaCao desenvolve o trabalho com os animais com reforço positivo, pelo que aconselha os donos a fazer-se acompanhar de pequenos biscoitos para recompensar o animal, assim como de um brinquedo, de preferência flutuante.
E porque o dia é de água e praia, não deve esquecer uma toalha para secar o animal, protetor solar no caso dos cães mais claros e guarda-sol, além dos reforços, trela e saco para apanhar os dejetos. Se a experiência não for novidade nem para o cão, nem para o dono, e se tiver colete salva-vidas canino, a organização recomenda o seu uso, por prevenção.
As inscrições devem ser efetuadas através do email educacao.leiria@gmail.com, até ao próximo dia 3 de agosto e o número máximo de animais na atividade, em simultâneo será de dez patudos. O custo do Dog Paddle é de 20 euros por pessoa e inclui o equipamento exigido (prancha, remo e colete).

Requisitos mínimos
– Atividade aberta a todas as raças de cães
– Ser sociável
– Ter obediência básica

O que trazer para o animal
– Reforços alimentares
– Clicker
– Brinquedo (de preferência flutuante)
– Trela
– Saquinhos para apanhar os dejetos
– Toalha
– Protetor solar, sobretudo para cães mais claros
– Guarda-sol
– Documentos do animal (caso haja algum controlo das autoridades competentes)

Actividade
– Mínimo de cinco participantes para a realização do exercício
– Limite máximo de cães: 10
– Custo: 20 euros
– Entidades organizadoras: EducaCão Leiria | Fátima e escola de surf The Surfer’s Place (Praia da Vieira)

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar...

Depois do flagelo dos fogos deste ano, acredita que vão ser adotadas medidas preventivas eficazes?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.

O TEMPO

28° Humidity: 78%
Clouds: 20%
Wind(SSW): 15kph
algumas nuvens
Terça-feira
36° 25°
Quarta-feira
26° 18°
Quinta-feira
25° 18°
Sexta-feira
23° 17°
Sábado
23° 15°
Domingo
24° 16°
Segunda-feira
26° 15°

Facebook RL