Select Page

Binómios sobem para a prancha na Lagoa da Ervedeira

 

Pegar no seu pet e passar uma manhã divertida com muita brincadeira na areia e na água, a par com educação e treino, é o programa para a manhã do dia 5 de agosto na Lagoa da Ervedeira, no Coimbrão, em Leiria.

Dog Paddle desafia os donos a levar os patudos para dentro de água, em cima de uma prancha, e desfrutar da tranquilidade que a natureza em redor proporciona.

“Nenhum cão é obrigado a ir para a água. Há alguns com grande apetência, outras raças nem por isso. Mas mesmo os que não quiserem ir para cima da prancha também não são obrigados. Fazem os donos paddle e os cães ficam na areia ou na água”, explica Elodie Genard, uma das responsáveis da EducaCão Leiria | Fátima, que pela segunda vez organiza a atividade, em parceria com a escola de surf The Surfer’s Place, da Praia da Vieira.

Durante a atividade, a EducaCão tem uma equipa responsável por acompanhar os patudos em terra, o que significa que se o cão não se sentir confortável para o stand up paddle, o dono poderá experimentar, enquanto o animal fica vigiado e em segurança fora de água, junto ao passadiço, à sombra.

O encontro na lagoa tem início às 9h30 com um passeio de sociabilização, “para libertar energias”, seguindo-se uma explicação aos donos dos animais sobre a utilização da prancha e as manobras a realizar. No final, o binómio dono-cão é convidado a entrar na água e desfrutar. Regra geral, labradores e cão de água português simpatizam com a atividade dadas as suas características mas todas as raças são bem recebidas.

A EducaCao desenvolve o trabalho com os animais com reforço positivo, pelo que aconselha os donos a fazer-se acompanhar de pequenos biscoitos para recompensar o animal, assim como de um brinquedo, de preferência flutuante.

E porque o dia é de água e praia, não deve esquecer uma toalha para secar o animal, protetor solar no caso dos cães mais claros e guarda-sol, além dos reforços, trela e saco para apanhar os dejetos. Se a experiência não for novidade nem para o cão, nem para o dono, e se tiver colete salva-vidas canino, a organização recomenda o seu uso, por prevenção.

As inscrições devem ser efetuadas através do email educacao.leiria@gmail.com, até ao próximo dia 3 de agosto e o número máximo de animais na atividade, em simultâneo será de dez patudos. O custo do Dog Paddle é de 20 euros por pessoa e inclui o equipamento exigido (prancha, remo e colete).

 

Requisitos mínimos
– Atividade aberta a todas as raças de cães
– Ser sociável
– Ter obediência básica

O que trazer para o animal
– Reforços alimentares
– Clicker
– Brinquedo (de preferência flutuante)
– Trela
– Saquinhos para apanhar os dejetos
– Toalha
– Protetor solar, sobretudo para cães mais claros
– Guarda-sol
– Documentos do animal (caso haja algum controlo das autoridades competentes)

Actividade
– Mínimo de cinco participantes para a realização do exercício
– Limite máximo de cães: 10
– Custo: 20 euros
– Entidades organizadoras: EducaCão Leiria | Fátima e escola de surf The Surfer’s Place (Praia da Vieira)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com um agravamento de 30% na quota de condomínio para os proprietários de alojamento local?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This