Assinar
Saúde

Delegação de Leiria da Liga Contra o Cancro presta apoio psico-oncológico

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) já conta com uma delegação em Leiria. O novo espaço, que abriu portas na Quinta da Matinha, Marrazes, é dinamizado pelo Movimento Vencer e Viver e pelo Grupo Voluntariado Comunitário de Leiria.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) já conta com uma delegação em Leiria. O novo espaço abriu portas no passado 22 de junho, na Quinta da Matinha, em Marrazes, e concentra diversos serviços e atividades da instituição, dinamizados pelo Movimento Vencer e Viver e pelo Grupo Voluntariado Comunitário.

Com a delegação, é criada uma extensão da Unidade de Psico-Oncologia, onde será prestado apoio psicológico gratuito ao doente oncológico e família.

O Movimento Vencer e Viver passará, por sua vez, a ter novas áreas de apoio, nomeadamente no que diz respeito à imagem corporal da mulher com cancro da mama, com a disponibilização de um espaço de imagem onde a mulher pode adquirir próteses capilares e outros materiais (para além das próteses mamárias e suportes adequados), explicou fonte do Núcleo Regional do Centro da LPCC ao REGIÃO DE LEIRIA.

A delegação irá entretanto promover diversas atividades, estando já programada uma ação de sensibilização “Verão com Prevenção” (8 de julho), uma sessão de esclarecimento sobre o recrutamento de voluntárias para o Movimento Vencer e Viver (julho), a apresentação dos serviços da LPCC e uma ação de sensibilização para o rastreio de cancro da mama (setembro).

O Movimento Vencer e Viver presta apoio às terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas, e o Grupo de Voluntariado Comunitário na primeira segunda-feira de cada mês, das 15 às 16 horas, na delegação sita na Quinta da Matinha, Lote 2 (telefone 244 802 324).

As consultas de psico-oncologia carecem de marcação prévia pelo telefone 239 487 490.

A delegação é dinamizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário e pelo Movimento Vencer e Viver de Leiria    Fotografia: Joaquim Dâmaso

180

A LPCC prestou apoio a mais de 180 doentes do distrito, num montante que ultrapassou os 43 mil euros, desde 2015, com destaque para as ajudas técnicas (próteses mamárias e capilares, suportes mamários, material de ostomia, suplementos nutricionais), alimentação de frescos, despesas com habitação, medicação e transportes, entre outros. Inaugurada em 2001, a extensão de Leiria do MVV conta com 11 voluntárias, que dão apoio emocional a mulheres com cancro da mama

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados