Assinar
Cultura

“O que é um Dj?”: Beatbombers lança primeiro álbum

A dupla caldense edita o seu primeiro álbum. Os atuais campeões do mundo de scratch nasceram e cresceram na cidade das Caldas da Rainha e fazem da música a sua vida.

Um deles é Tiago Norte, o outro é Tomás Oliveira. Um é Stereossauro, o outro é dj Ride. Os dois juntos são os Beatbombers, dupla de dj originária das Caldas da Rainha e que entretanto já se mudou para todos os cantos do mundo.

E isto porque são os atuais campeões do mundo de scratch e turntablism do IDA World Champion 2016 (International DJ Association), o que mostra o bom trabalho nacional.

O início deste projeto iniciou-se em 2003, nas Caldas da Rainha. Para Stereossauro “esta cidade tem alguma tradição nas artes plásticas e também já nasceram aqui vários projetos musicais interessantes”. Foi com 20 anos que começou a comprar vinis e foi por volta dessa altura que conheceu dj Ride, que já fazia scratch em festas pela cidade. Embora a diferença de idades seja ainda grande (Stereossauro tem 39, dj Ride 30), é “tranquilo. Acho que devemos ter a mesma idade mental os dois, deve andar aí pelos 17 ou 18 anos”, afirma Stereossauro.

A dupla editou no mês de junho o seu primeiro álbum, de título homónimo (LP Beatbombers), dando continuidade ao legado que já construíram. Para quem segue atentamente os dj e produtores caldenses, não é de estranhar quando a canção “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, é mencionada por ambos. Afinal, o remix que fizeram o ano passado granjeou-lhes (se é que não o tinham já) um lugar no pódio da produção musical em Portugal.

“Era aquilo que nos faltava. Já fizemos tanta coisa, desde os campeonatos, os vinis, as atuações de norte a sul e no estrangeiro, então faltava aquela cerejinha no topo”, explicou dj Ride à agência Lusa. São 14 colaborações que podemos ver no resultado final, onde abunda a variedade musical. Slow J, Fuse, Maze e Phoenix RDC representam o hip-hop, Ricardo Gordo traz a sua guitarra clássica consigo, o também caldense Razat participa em Pursuit, faixa cheia de dubstep.

Por agora, vão tocando em vários festivais nacionais (estiveram no passado fim-de-semana no Super Bock Super Rock) e dando concertos um pouco por todo o mundo. Stereossauro afirma mesmo que, nos últimos meses, esteve “100% focado no LP dos Beatbombers, e sempre a tocar todas as semanas.

Beatbombers LP termina com a faixa “O que é um Dj?”. A resposta pode vir no próximo trabalho, já que o que se garante é que “as ideias continuam frescas, isso é que é importante”.

Beatbombers LP é o novo – e primeiro – álbum de estúdio da dupla caldense. Com participações de artistas nacionais como Razat, Ricardo Gordo, Slow J ou Fuse e nomes internacionais como D-Styles ou dj Kentaro, foi editado em junho deste ano.

O álbum, cuja capa foi desenhada por Vhils, tem sido aclamado pela crítica nacional. A plataforma digital Rimas e Batidas afirma que “este é definitivamente um dos lançamentos do ano por cá. Mais que um disco de dois titãs, Beatbombers LP é uma verdadeira embaixada lusa”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados