Select Page

Domingo é dia de eleições e os candidatos também votam

Domingo é dia de eleições e os candidatos também votam

Domingo, quase meio milhão de eleitores da região são chamados às urnas, para escolher os candidatos às presidências das Câmaras municipais, Assembleias municipais e Assembleias de Freguesia.

As mesas de voto estão abertas entre as 8 e as 19 horas, e cada eleitor irá receber três boletins de voto. O boletim de cor branca destina-se a eleger elementos para a assembleia de freguesia, o de cor amarela para a assembleia municipal e o verde para a câmara municipal.

No concelho de Leiria existem 113.064 eleitores, sendo a freguesia com maior número de cidadãos recenseados a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (28.079). Os cidadãos serão chamados a escolher, para a Câmara de Leiria, uma de sete candidaturas.

Andrzej Kowalski (BE), Sérgio Duro (CDS-PP), Anabela Baptista (CDU), Fernando Costa (Juntos por Leiria – coligação PSD/MPT), Daniela de Sousa (PAN), João Pais do Amaral (PNR) e Raul Castro (PS) são os cabeças de lista.

Andrzej Kowalski será dos primeiros a votar, pelas 12 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Parceiros. À mesma hora estará Sérgio Duro a exercer o seu direito em Milagres, freguesia de onde é natural.

A candidata do PAN Daniela de Sousa vota às 15 horas, na Escola EB23 D. Dinis, em Leiria (secção 10).

Até ao momento, os restantes candidatos ainda não revelaram o local e a hora em que irão votar.

Na prática, estas eleições têm impacto em quatro órgãos: dois são executivos (câmara municipal e junta de freguesia) e dois são deliberativos (assembleia municipal e assembleia de freguesia).

Quando votar no boletim branco, ajudará a eleger elementos da assembleia de freguesia e a determinar quem será o presidente da junta de freguesia (que é o cidadão que encabeça a lista mais votada na eleição para a assembleia de freguesia). Os restantes membros que fazem parte da junta de freguesia serão, por sua vez, eleitos pelos elementos da assembleia de freguesia.

Já o boletim amarelo ajudará a eleger deputados municipais que, em conjunto com os presidentes de junta de freguesia, compõem a assembleia municipal: este é o órgão que tem a competência de aprovar, ou não, propostas do executivo camarário (entre outras competências).

Por último, o boletim verde ajudará a eleger os elementos do executivo camarário (composto por vereadores e pelo presidente de câmara, que é o cabeça-de-lista da força mais votada). Importa lembrar que aos autarcas eleitos domingo, é-lhe atribuído um mandato com a duração de quatro anos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo