Assinar
Autárquicas 2017

Domingo é dia de eleições e os candidatos também votam

As mesas de voto estão abertas entre as 8 e as 19 horas, e cada eleitor irá receber três boletins de voto, para eleger a assembleia de freguesia, a assembleia municipal e para a câmara municipal.

Domingo, quase meio milhão de eleitores da região são chamados às urnas, para escolher os candidatos às presidências das Câmaras municipais, Assembleias municipais e Assembleias de Freguesia.

As mesas de voto estão abertas entre as 8 e as 19 horas, e cada eleitor irá receber três boletins de voto. O boletim de cor branca destina-se a eleger elementos para a assembleia de freguesia, o de cor amarela para a assembleia municipal e o verde para a câmara municipal.

No concelho de Leiria existem 113.064 eleitores, sendo a freguesia com maior número de cidadãos recenseados a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (28.079). Os cidadãos serão chamados a escolher, para a Câmara de Leiria, uma de sete candidaturas.

Andrzej Kowalski (BE), Sérgio Duro (CDS-PP), Anabela Baptista (CDU), Fernando Costa (Juntos por Leiria – coligação PSD/MPT), Daniela de Sousa (PAN), João Pais do Amaral (PNR) e Raul Castro (PS) são os cabeças de lista.

Andrzej Kowalski será dos primeiros a votar, pelas 12 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Parceiros. À mesma hora estará Sérgio Duro a exercer o seu direito em Milagres, freguesia de onde é natural.

A candidata do PAN Daniela de Sousa vota às 15 horas, na Escola EB23 D. Dinis, em Leiria (secção 10).

Até ao momento, os restantes candidatos ainda não revelaram o local e a hora em que irão votar.

Na prática, estas eleições têm impacto em quatro órgãos: dois são executivos (câmara municipal e junta de freguesia) e dois são deliberativos (assembleia municipal e assembleia de freguesia).

Quando votar no boletim branco, ajudará a eleger elementos da assembleia de freguesia e a determinar quem será o presidente da junta de freguesia (que é o cidadão que encabeça a lista mais votada na eleição para a assembleia de freguesia). Os restantes membros que fazem parte da junta de freguesia serão, por sua vez, eleitos pelos elementos da assembleia de freguesia.

Já o boletim amarelo ajudará a eleger deputados municipais que, em conjunto com os presidentes de junta de freguesia, compõem a assembleia municipal: este é o órgão que tem a competência de aprovar, ou não, propostas do executivo camarário (entre outras competências).

Por último, o boletim verde ajudará a eleger os elementos do executivo camarário (composto por vereadores e pelo presidente de câmara, que é o cabeça-de-lista da força mais votada). Importa lembrar que aos autarcas eleitos domingo, é-lhe atribuído um mandato com a duração de quatro anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados