Assinar
Alcobaça

Seis incêndios mais preocupantes do distrito mobilizam 750 bombeiros

O fogo que começou esta tarde na Burinhosa, freguesia de Pataias, já prosseguiu em direção a Carriço e Pombal, devastando a Mata do Urso.

O fogo que passou pela praia da Vieira e praia do Pedrógão, está a caminho do Carriço e de Pombal Foto: Joaquim Dâmaso

O fogo que começou esta tarde na Burinhosa, freguesia de Pataias, já prosseguiu em direção a Carriço e Pombal, devastando a Mata do Urso.

Antes disso, deixou um rasto de destruição entre S. Pedro e Vieira de Leiria, e entre a Praia da Vieira e a Praia do Pedrógão. Outra frente de fogo evoluiu em direção a Monte Real, atingindo os lugares de Moinhos de Carvide e Lameiro.

Afetou também as localidades de Pilado, Escoura e Garcia, na Marinha Grande, levando desde o início da noite à evacuação de algumas localidades, com destaque para alguns lares, estando a medida a ser avaliada noutras povoações.

Há registo de bombeiros feridos, de alguns carros ardidos e de casas, sem contudo ser ainda possível contabilizar quantas.

Entretanto o fogo da Praia da Légua, que deflagrou meia hora antes, está neste momento a dirigir-se para Pataias e Burinhosa.

Segundo apuramos, os dois incêndios, embora próximos, ainda não se juntaram.

Entretanto, o incêndio de Óbidos, que eclodiu cerca das 15h40, mantem-se ativo com uma frente longa, de difícil combate.

De registar ainda um fogo ativo na Foz do Arelho, em Caldas da Rainha, um outro na Batalha, que começou às 21h10, em Crespos, e outro ainda em Porto de Mós, que deflagrou uma hora antes em Casal dos Vales,

Estas são as situações mais complicadas que os bombeiros enfrentam e que poderão evoluir assumir maior gravidade caso as condições atmosféricas não melhorem.

A falta de humidade relativa no ar, temperaturas acima dos 20ºC e vento a soprar forte, com mudanças bruscas de direção, têm contribuído para o agravamento da situação.

Estes seis incêndios estão a mobilizar cerca de 750 operacionais e mais de 220 veículos.

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados