Select Page

Marinha Grande reforça controlo da qualidade de água

Marinha Grande reforça controlo da qualidade de água

O Município da Marinha Grande e a Autoridade de Saúde estão a tomar medidas excecionais de controlo de qualidade da água para consumo humano na sequência do incêndio que afetou recentemente o concelho, anunciou hoje a autarquia.

De entre as medidas de exceção, faz parte a verificação semanal dos níveis de cloro na rede, que em condições normais é avaliada mensalmente, adianta uma nota de imprensa.

Segundo o Município, vai ainda “proceder-se à elaboração de um Plano de Controlo Operacional específico que vigore até ao final de 2017 e monitorize os parâmetros chumbo, ferro, alumínio, manganês, arsénio, oxidabilidade e condutividade, numa primeira fase”.

“Os resultados destas medidas adicionais seguirão os mesmos procedimentos do Plano de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, acrescenta a mesma nota.

A autarquia anunciou ainda que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Marinha Grande foi desativado às 16:45 de quarta-feira, por decisão da Comissão Municipal de Proteção Civil.

O Município da Marinha Grande recorda que o plano foi ativado pelas 23:40 de domingo, na sequência do incêndio que deflagrou às 14:23, do mesmo dia, na Burinhosa, concelho de Alcobaça, e que, nessa tarde, se alastrou ao concelho da Marinha Grande.

Em nota de imprensa, a Câmara revela que o incêndio consumiu 9.480 hectares de área, equivalente a 54% do território do concelho e 86% da Mata Nacional de Leiria – Pinhal do Rei.

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu na quarta-feira com as várias entidades envolvidas no incêndio, tendo sido feito o balanço das operações. “O trabalho em parceria foi enaltecido por todos e permitiu a salvaguarda da vida de todas as pessoas atingidas pelo incêndio”.

O presidente da Câmara, Paulo Vicente, agradeceu “reconhecidamente aos corpos de bombeiros do concelho e às corporações de outros municípios, bem como a todas as restantes entidades intervenientes nas operações”.

Mereceram ainda destaque a ação dos funcionários da Câmara e dos “muitos voluntários que estiveram nas instalações municipais e nos quartéis a preparar as refeições fornecidas aos bombeiros, bem como a todos os outros que, de qualquer forma, prestaram ajuda e socorro ao próximo”.

Lusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This