Assinar
Leiria

Casas cada vez mais caras na região de Leiria

O concelho da Nazaré apresenta o preço mais elevado – é o único do distrito entre os 20 mais caros do país e acima da mediana nacional. Em nove municípios os valores subiram no último ano.

Preço da habitação subiu em nove concelhos do distrito

O concelho da Nazaré é aquele em que se regista o maior aumento do preço da habitação no último ano (11,61%) no distrito de Leiria, seguido de Pombal (10,29%) e Alcobaça (8,70%), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que disponibilizou, pela primeira vez, há 15 dias, os preços de venda das habitações transacionadas em todos os concelhos do país.

No período anual compreendido entre o terceiro trimestre de 2016 e o segundo trimestre de 2017, o valor mediano (e não a média, para evitar que seja influenciado por casos inéditos) dos preços dos alojamentos familiares vendidos no Pedrógão Grande desceu 29,87%, em Castanheira de Pera 26,79% e em Óbidos 21,82%; sendo estes os três concelhos do distrito que registam as maiores diminuições.

Em termos absolutos, em junho último, o metro quadrado de habitação mais caro verificava-se na Nazaré (1.125 euros), à frente de Óbidos e Peniche (ambos com 874 euros). No concelho de Leiria, o valor era de 739 euros/m2; mais 4,23% do que há um ano.

O valor mediano no país fixou-se em 896 euros/m2 e os 41 municípios que superaram aquele valor localizam-se maioritariamente no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa. Na nossa região, apenas o concelho da Nazaré surge acima do resultado nacional.

As “Estatísticas de Preços da Habitação”, que resultam da análise de fontes administrativas, nomeadamente dos dados fiscais obtidos junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, permitem concluir que apenas um dos 16 concelhos do distrito se encontra entre os 20 mais caros do país, num total de 308 – trata-se, precisamente, da Nazaré, que ocupa a 19ª posição. Já os do nordeste, como Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, estão entre os mais baratos, acima do 200º lugar.

(Notícia publicada na edição de 9 de novembro de 2017 do REGIÃO DE LEIRIA e editada)

Carlos Ferreira
Jornalista
redacao@regiaodeleiria.pt


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados