Select Page

Rebentamento de conduta de água abre “cratera” de 20 metros em São Pedro de Moel

Rebentamento de conduta de água abre “cratera” de 20 metros em São Pedro de Moel

O rebentamento de uma conduta de água da rede pública de São Pedro de Moel provocou esta manhã “uma cratera de vinte metros de extensão” numa zona residencial, obrigando ao corte da circulação, informou a GNR.

Segundo fonte do comando territorial de Leiria da GNR, a força da água provocou um desmoronamento de terras na rua Aníbal Bettencourt, arrastou o piso de alcatrão e os passeios e “escavou uma cratera com a largura da rua e vinte metros de extensão”.

Vídeos colocados logo pela manhã no Facebook por moradores nesta rua mostram que o buraco escavado pelas águas é de grande dimensão, tornando impossível o acesso a algumas residências.

A GNR de São Pedro de Moel está no local desde as 07:45, tendo a água sido cortada pelos serviços da Câmara Municipal da Marinha Grande alguns minutos depois. Segundo fonte da GNR local, a enxurrada deitou abaixo o muro de proteção de uma das casas e arrastou alcatrão, pedras e areia, mas não existem residências em perigo.

As autoridades limitaram o acesso à rua, de sentido único, tendo sinalizado percursos alternativos.

A responsável pela comunicação da autarquia disse à Lusa que a situação está a ser avaliada no local por técnicos da Câmara Municipal, reservando para mais tarde a divulgação de informações “mais precisas”. Lembrou, no entanto, que nas imediações daquela zona aconteceu este verão uma situação semelhante, embora de menor dimensão.

Entretanto, na sua página do Facebook, a Câmara da Marinha Grande publicou uma nota dizendo confirmando que foi cerca das 7 horas que se registou a rutura na”conduta adutora de abastecimento de água, o que veio a provocar um aluimento de terras na Rua Aníbal Bettencourt, em S. Pedro de Moel”.

A rutura “já foi reparada e o restabelecimento de água reposto”.

Ainda de acordo com o município já foram “mobilizados os meios necessários para implementar medidas que minimizem a evolução dos danos na Rua Aníbal Bettencourt, designadamente para desvio de água proveniente da chuva prevista para a tarde de hoje”. A mesma nota refere que “apenas se registaram danos materiais nas infraestruturas públicas e nas moradias existentes no local”.

Lusa e RL

 

Nota: foto de imagem do vídeo partilhado esta manhã na rede social Facebook , alertando para o aluimento de terras.  

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Relatório do Parlamento propõe estudar quotas em universidades para negros e ciganos. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This