Select Page

Aviões de guerra e voos noturnos. Prepara-se, o Real Thaw vai começar

Nos próximos dias a atividade aérea na região vai aumentar. A juntar aos F16 da Força Aérea Portuguesa, estacionados em Monte Real, a Base Aérea nº5 vai receber dezenas de militares e aeronaves para o exercício multinacional Real Thaw 2018 (RT18).

Entre a próxima segunda-feira, dia 29, e 9 de fevereiro, militares da Força Aérea, da Marinha e do Exército portugueses e forças de Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, estão reunidos em Portugal, tendo a Base Aérea Nº 5 como centro de operações.

No total estarão envolvidos 1.500 militares e 35 aeronaves (F16, Alpha-Jet, C-130, Alouette III, EH-101 Merlin, F-18, entre outras), naquela que é a 10ª edição do Real Thaw.

Será por cá que será coordenado o exercício, à semelhança do que já fez em outros anos, com o objetivo de “avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, criando também condições únicas para que os meios da Aliança treinem conjuntamente, desenvolvam interoperabilidade e reforcem a prontidão dos seus meios”.

A defesa do espaço aéreo, proteção a helicópteros e viaturas de transporte em missão humanitária, apoio a forças terrestres e operações especiais, extração de militares ou civis, lançamento de carga e de paraquedistas são algumas das missões programadas e podem decorrer em qualquer hora do dia, pelo que é possível que haja descolagens durante a noite.

Está também prevista uma atividade para Spotters (apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar), a 1 de fevereiro, cujas inscrições, pelo email realthaw@emfa.pt, terminam às 18 horas de 25 de janeiro.

Foto: Joaquim Dâmaso

3 Comentários

  1. Ulisses

    ainda á pouco passaram aqui 4 f18…show..

    Responder
  2. Maria

    E cá estamos nós para os aturar de noite e de dia…..

    Responder
    • Luis

      A senhora não precisa de aturar ninguém… pode sempre ir para um país onde as Forças Armadas não garantem a soberania do espaço… aí só tem mesmo de se preocupar com coisas básicas como a sua própria sobrevivência… Ucrânia, Síria, RCA… tudo sítios bons para a senhora não se preocupar!

      Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Acredita que a modernização da ferrovia em Portugal é, de facto, uma prioridade para este Governo?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo