O vice-presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, foi esta sexta-feira à noite reeleito presidente da Concelhia de Leiria do PS, ao obter 72% dos votos, derrotando a lista liderada por Renato Cruz.

Votaram na lista A, cujo primeiro subscritor era Gonçalo Lopes, 199 militantes, enquanto na lista B foram contados 75.

À agência Lusa, Gonçalo Lopes explicou que o objetivo principal passa por “preparar um novo ciclo em termos eleitorais, com as legislativas e as europeias em 2019, mas, sobretudo, focado nas autárquicas de 2021, que assinala o final de um ciclo com a saída do atual presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, que atinge o limite de mandatos nesse ano”.

Nas últimas eleições autárquicas, a 1 de outubro último, o PS reforçou a sua maioria, conquistando oito de 11 mandatos na Câmara de Leiria e 16 freguesias de um total de 18 no concelho.

“É um resultado inédito. Esta é a fasquia mais alta de sempre. Agora, é nosso principal objetivo manter a confiança dos eleitores neste projeto do PS”, declarou.

Presidente da Concelhia há cerca de ano e meio, Gonçalo Lopes, de 42 anos, é militante do PS desde os 18.

Desde 2009, quando a equipa liderada por Raul Castro ganhou para o PS pela primeira vez o município capital de distrito, é vice-presidente da autarquia.

O mandato tem a duração de dois anos.