Assinar


Fotografia de capa do REGIÃO DE LEIRIA conquista prata nos “óscares” do design jornalístico

São considerados os óscares do grafismo e do design jornalístico e o REGIÃO DE LEIRIA acaba de arrecadar uma medalha de prata. A fotografia da capa sobre incêndios de junho do ano passado, foi hoje distinguida pela Society for News Design. 

São considerados os óscares do grafismo e do design jornalístico e o REGIÃO DE LEIRIA acaba de arrecadar uma medalha de prata. A fotografia da capa que retratou a edição quase exclusivamente dedicada à tragédia vivida com os incêndios no norte do distrito de Leiria, em junho do ano passado, foi hoje distinguida pela Society for News Design. 

Num concurso que premiou alguns dos mais prestigiados títulos da imprensa norte-americana – como é o caso do New York Times, que conseguiu o ouro na categoria de retrato, ou do The Washington Post ou do Los Angeles Times – o REGIÃO DE LEIRIA foi premiado com a medalha de prata na categoria de Breaking News – Fotografia.

O Los Angeles Times venceu esta categoria, sendo que o REGIÃO DE LEIRIA conseguiu, tal como o The Washington Post, uma medalha de prata.

Em causa está uma fotografia da autoria de Joaquim Dâmaso que faz capa da edição de 22 de junho. Essa edição  apresentou uma única fotografia que ocupou capa e contracapa. A imagem retrata o sofrimento das populações do norte do distrito de Leiria, no mais trágico incêndio florestal de que há memória em Portugal. No meio de uma paisagem de terra queimada em Enchecamas, Figueiró dos Vinhos, está uma mulher inconsolável, Maria do Rosário, 84 anos.

Esta mesma capa já tinha vencido vários prémios, incluindo o de capa do ano, no concurso ÑH2017, que distinguiu os melhores trabalhos de design jornalístico da Península Ibérica e América Latina. Desta feita foi distinguida num concurso de abrangência mundial.

Na atribuição deste prémio, o júri da Society for News Design (SND) refere que a imagem se centra “num sereno e momento pleno de significado, que tem cenário uma vasta destruição”.

A atribuição desta distinção ao trabalho do REGIÃO DE LEIRIA foi esta tarde anunciada pela SND, através da sua conta do Twitter. 

 

Nota: Notícia corrigida às 0h05 de 25 de fevereiro, acrescentando a indicação de se tratar de um prémio na área de Breaking News – Fotografia. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados