Assinar
Desporto

França-Croácia: a última vez foi em Leiria no Euro2004 (Fotogaleria)

Domingo, França e Croácia decidem o título mundial de futebol. Será o terceiro jogo oficial entre as duas seleções. O último aconteceu durante o Euro2004, em Leiria.

Adeptos croatas fizeram a festa na cidade de Leiria e no Estádio Municipal Fotos: Joaquim Dâmaso

Quinta-feira, 17 de junho, 19h45, estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, Portugal.

Domingo, 15 de julho, 16 horas, estádio Lujniki, em Moscovo, Rússia.

As duas datas separam os jogos oficiais entre Croácia e França. O jogo de 2004 aconteceu durante o Europeu, em Leiria, ainda na fase de grupos, num jogo que terminou empatado a dois golos. Tudor na própria baliza e Trezeguet marcaram para os franceses, Rapaic e Prso para os croatas.

Zidane, Sokota, Thierry Henry, Niko Kovač e Robert Pirès eram outros dos jogadores em destaque ao serviço das duas seleções.

O estádio de Leiria ficou colorido com as cores das equipas e, durante vários dias, a cidade foi invadida por adeptos croatas e franceses.

O jogo do Euro2004 foi o segundo encontro oficial entre as equipas que, até então, só se tinham encontrado nas meias-finais do Mundial de 1998. A França eliminou a Croácia , com uma vitória por 2-1, com dois golos de Lilian Thuram, e Davor Suker marcou para os croatas. Nesse ano, a França terminou como campeã mundial e a Croácia ficou em terceiro.

As duas seleções finalistas do Mundial da Rússia jogaram por mais três ocasiões, sempre em encontros amigáveis: novembro de 1999, maio de 2000 e em março de 2011.

A final do Mundial 2018 é única e cheia de ambição. Se, por um lado, a seleção croata nunca passou das meias-finais de um campeonato do mundo, por outro, França quer repetir a vitória de 1998.

Recorde algumas das imagens do jogo de 2004, em Leiria.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.