Assinar

Presidente da República homenageia diáspora em Leiria

Marcelo Rebelo de Sousa explicou que a sua presença era uma homenagem aqueles que partiram mas nunca esqueceram o seu país e construíram “portugais espirituais” em diferentes regiões do globo.

O Presidente da República homenageou na tarde deste sábado, em Leiria, a diáspora portuguesa espalhada pelo mundo, durante a inauguração do Largo Comendador Armando Lopes, um emigrante natural de Ourém que partiu para França há 57 anos e construiu um grupo empresarial de sucesso.

Marcelo Rebelo de Sousa explicou que a sua presença era uma homenagem aqueles que partiram mas nunca esqueceram o seu país e construíram “portugais espirituais” em diferentes regiões do globo.

O Presidente da República destacou ainda o papel da Rádio Alfa, fundada pelo empresário, em Paris, como ponte entre as diferentes comunidades portuguesas no mundo e Portugal.

O largo situa-se frente ao edifício Moagem Heritage, um projeto promovido por Armando Lopes, que corresponde à reabilitação do antigo convento de São Francisco, inaugurado também este sábado.

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, elogiou a obra e a sua importância para a reabilitação urbana da cidade, e destacou também o papel do empresário, que foi o promotor de mais dois edifícios relevantes na zona (Edifício 2000 e Terraços do Marachão) e da rotunda do emigrante, que inclui um conjunto escultórico de homenagem à diáspora portuguesa.

O edifício Moagem Heritage corresponde a um investimento de 18 milhões de euros e é constituído por 25 apartamentos, 12 lojas, claustro, jardim interior, parque de estacionamento subterrâneo, esplanadas e arranjos exteriores (Mais informação na edição de quinta-feira do REGIÃO DE LEIRIA).

Carlos Ferreira

redacao@regiaodeleiria.pt


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados