Assinar
Sociedade

Dias de Portugal

Este é o nosso Portugal e todos os dias são Dia de Portugal. Venha daí, damos-lhe as boas-vindas, com o orgulho próprio de quem mostra os seus tesouros.

Venha daí, faça-se à estrada, os palcos das celebrações oficiais já foram desmontados, ficaram as pessoas e o mundo que faz a substância dos dias, nas terras eleitas para celebrar o Dia de Portugal. Visitar e conhecer Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos é uma descoberta que nos transporta para um tempo feito de memórias e vontade de futuro.

Nestas terras, partilham-se cumplicidades entre quem não desiste de viver aqui e quem insiste em fixar-se, mesmo sabendo que está a escolher um dos concelhos inscritos no último terço das estatísticas que tomam o pulso ao desenvolvimento e bem-estar dos 308 municípios do país.

Há valores e sentimentos que são se medem nos rankings da riqueza, fazem o chão de vidas onde o pouco é muito, convocando a utopia a sentar-se à mesa da humanidade. Este é o território onde o céu e a terra mostram a infinita bondade da natureza. Aqui, entre pequenos rios, praias cristalinas e a grande albufeira, aldeias de gente com história, e vilas com histórias de gente, os dias passam devagar, como um convite à contemplação e à descoberta.

Depois da vida entre locais que guardam saberes e tradições, há percursos pedestres ou circuitos de btt para percorrer. Em cada passo, a mãe natureza oferece horizontes de espanto, a partir de aldeias e lugares que guardam encantos únicos. No meio de um enorme oceano de manchas florestais, entre serras e planícies, há um passadiço que embrulha fragas com nome de santo e um outro que recorta uma ribeira, há mergulhos em praias ou num oceano de água doce e uma mesa posta, com sabores que interpretam saberes que chegaram de geração em geração.

Depois do Dia de Portugal, há um chamamento maior que nos atrai a Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, uma vontade imensa de dar um abraço e prestar uma homenagem, um compromisso para resgatar o futuro, uma promessa de estar presente.

O jornal REGIÃO DE LEIRIA apresenta neste trabalho editorial muitas razões para conhecer um território que não desiste de lutar. Ao mesmo tempo, revelamos as frentes em que o futuro se tece, esmiuçando problemas e sublinhando oportunidades. Para nós, este é o nosso Portugal e todos os dias são Dia de Portugal. Venha daí, damos-lhe as boas-vindas, com o orgulho próprio de quem mostra os seus tesouros.

Castanheira de Pera

Figueiró dos Vinhos

Pedrógão Grande

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados