Select Page

Biblioteca de Leiria recebe primeiro Encontro de Booktubers

Leiria recebe este sábado, dia 6 de outubro, a primeira edição do Encontro de Booktubers, iniciativa que junta apaixonados por literatura que promovem esse gosto online, produzindo e partilhando conteúdos relacionados com livros. Andreia Rosa, Ana Lopes e Roberta Frontini assumem a organização e responderam ao REGIÃO DE LEIRIA.

Como surgiu a ideia para o Encontro de Booktubers em Leiria?
Sempre que há eventos literários, como por exemplo feiras do livro, as pessoas do meio acabam por se tentar juntar. No entanto, algumas delas não conseguem ir por estarem em pontas opostas do país. A ideia do encontro surgiu para tentar juntar o maior número de pessoas possível, daí estar a ser organizado desde julho para Leiria, por ser um dos pontos mais centrais do país, o que permite que venham tanto pessoas de norte como de sul. Aproveitamos e mostramos um pouco a nossa cidade, que tem muito de literária!

Como esperam que decorra?
Essencialmente esperamos que este seja um momento de partilha entre pessoas que têm em comum a paixão pelos livros. Alguns participantes já se conhecem pelas redes sociais e terão aqui oportunidade de conversar uns com os outros e também connosco. Por isso mesmo achamos que será um evento descontraído e muito divertido.

O que define um booktuber e um bookstragrammer?
A diferença está na plataforma. Um booktuber aborda conteúdos relacionados ao universo literário e existem vários formatos possíveis como opiniões de livros, indicações, entrevistas com autores ou pessoas do mercado editorial, desafios literários e qualquer tipo de formato que seja relevante para esse público. Esses canais são diversos e atendem a todo tipo de gosto. Enquanto o booktuber explora a arte da cinematografia, com vídeos que vão desde o mais simples, até produções de alta qualidade e que posteriormente se tornam projetos na plataforma de vídeo do YouTube, o bookstagrammer apoia-se na fotografia e na escrita, recursos disponibilizados pelo Instagram.

Há a ideia generalizada de que redes sociais e afins afastam as pessoas da leitura. Esta iniciativa e a vossa atividade contrariam um pouco esta ideia, correcto?
As redes sociais podem sempre ter um efeito perverso. Depende do uso que lhe damos. Sim, por vezes gastamos muito do tempo nas redes sociais, tempo que poderíamos usar para ler. No entanto, graças às redes sociais, encontramos muitas pessoas com a mesma paixão que nós. Podemos trocar impressões, trocar sugestões de livros, através do blog, do Youtube e do Instagram podemos divulgar o que andamos a ler, e graças a projetos como as maratonas literárias ganhamos hábitos para ler mais e melhor.

Como foi recebida a ideia? Esperam muita adesão?
O evento foi muito bem recebido, tanto na comunidade literária como fora dela, e acabámos por ter uma adesão muito superior ao que esperávamos. Temos mais de 40 pessoas inscritas e o número de pessoas interessadas no evento criado no Facebook ultrapassa as 200, pelo que estamos à espera que algumas pessoas apareçam mesmo sem terem feito inscrição.

A intenção é repetir o encontro?
Sim, estamos a considerar em tornar este evento literário num acontecimento anual, mas irá depender da adesão. No entanto, estamos confiantes!

O Encontro de Booktubers acontece este sábado, dia 6 de outubro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

O programa inclui um passeio à Rota dos Escritores, conversas com escritores e entre os participantes e uma visita guiada à Sala Afonso Lopes Vieira. 

A organização é de três booktubers  que mantêm os canais “The Phoenix Flight” e A Croma dos Livros o blogue flamesmr.blogspot.com.

Mais informações no evento no Facebook.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Pergunta da semana

A carregar

Concorda que o salário mínimo seja diferente para os sectores público e privado?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Publicidade

publicidade

Semana de Moldes 2018

[bsa_pro_ad_space id=28]

Subscrever Guia do Fim de Semana

Subscreva o Guia do Fim de Semana

Subscreva o Guia do Fim de Semana

Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia.

Share This