Assinar
Região à Mesa

Conceito de hamburgueria artesanal surpreende na Batalha

Após três anos focado em servir cocktails, Enigma Bar passa por remodelação e afirma-se como espaço para boa mesa com hambúrgueres no ponto certo e toque autoral. Localizado no centro, conta ainda com vista direta para o mosteiro.

Após três anos focado em servir cocktails, Enigma Bar passa por remodelação e afirma-se como espaço para boa mesa com hambúrgueres no ponto certo e toque autoral

O negócio nasceu como cocktail bar e tinha vocação para jogos interativos, daí o título. Mas como todo empreendimento atento que se preze, passou por adaptações. Aberto desde 2015 no centro da Batalha, com direito à vista privilegiada para mosteiro, o Enigma Bar assumiu há cerca de seis meses também a vertente de hamburgueria artesanal sob o conceito de food studio. O detalhe do nome vem com explicação: “Para termos nossas próprias invenções”, conta o proprietário e idealizador do projeto, Martinho Carreira, que sempre trabalhou na área comercial.

A aposta foi tão certeira que o espaço acaba de renovar a carta, reafirmando o caminho que escolheu seguir: oferta de clássicos, mas também de receitas autorais, seja no prato, seja no copo. Sendo assim, mantém-se os sucessos e abre-se sala para novidades servidas num ambiente descolado.

O hambúrguer já é um produto gastronómico que está enraizado na sociedade. O que nós queremos é que ele próprio deixe alguma marca no cliente.”

Entre os sanduíches, a mudança recente resultou mais em atualizações do que em perdas. Houve apenas uma baixa confrontada por três novos acréscimos. Agora, ao lado do burger mais pedido, batizado com nome da casa e servido em pão brioche com disco de carne de 200 gramas, molho especial e os tradicionais alface, tomate, bacon, cheddar e ovo, há também o Brutamontes. Na novidade a proteína vem em dobro de tamanho, somada a aros de cebola, menos salada e molho alterado para mostarda e mel. “Nós queremos desmontar o preconceito de que hambúrguer é fast food. Aqui a confeção demora mais que a de um bife”, sublinha o dono que assina o menu juntamente com o cozinheiro João Rodrigues.

Um dos propósitos de Martinho Carreira ao alterar a proposta foi criar uma experiência que se destacasse e que ainda não era encontrada por aquelas bandas. Para isso, o empresário escalou fornecedores que garantem produtos frescos de excelência. A carne, picada diariamente, vem de talho selecionado que tem criação própria dos animais e resulta em blend (mix de carnes) grelhado ao momento, no ponto desejado. O pão, em três versões fixas e quase 10 sazonais, também tem validade do dia, motivo para caso haja muitos pedidos, a oferta faltar, já que nada ali é reaproveitado.

Na nova fase a comida ganhou os holofotes, é facto, mas a bebida não saiu de cena. Razão para clássicos como a Caipirinha continuarem citados na carta recém-lançada, assim como drinks de assinatura, a exemplo do Vodka Tónica e do novíssimo Twister Pisco Sour, bebida número 1 do Peru que ali ganha adição do aromático limão japonês yuzu.

Num futuro não muito distante, o gestor pretende unir mais ainda as duas vertentes. “Uma parceria entre comida e bebida que vá criar um misto de sabores”, descreve. Mas o foco deve permanecer nos hambúrgueres, garante. “Se aquilo que nós fazemos, estamos a fazer bem e somos reconhecidos por isso, para que oscilar?”, indaga já certo da resposta.

Enigma Bar
Centro Comercial Jordão, Largo Goa, Damão e Diu, Lj 19, Batalha
Das 12h às 02h, com funcionamento de cozinha até às 22h30
Preço médio: 10 euros
Reserva para grupos: Sim | Máximo de 20 pessoas

Jessica Germano
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados