Assinar
Região à Mesa

Come – The Steakhouse: Benedita tem nova casa especializada em carnes

Com portas abertas desde o início de dezembro, o negócio é o upgrade de uma churrasqueira que já existia na zona, com direito a frigorífico de maturação própria e assinatura de chef.

Com portas abertas desde o início de dezembro, o negócio é o upgrade de uma churrasqueira que já existia na zona, com direito a frigorífico de maturação própria e assinatura de chef

O chef Rui Leandro e a empresária Sónia Rosário são os responsáveis pelo novo restaurante da Ribafria

Apesar da ementa trazer preparos à base vegetais e todo tipo de gente ser bem-vinda, o conceito é claro: naquele novo espaço na zona da Ribafria, na Benedita, a carne é a estrela e, portanto, o foco de atenção e adoração.  O facto pode ser constatado já à primeira vista de olhos no letreiro – marcado em cunho, conforme os animais no pasto –, e ao adentrar no espaço em tons de bordeaux, composto no fundo por um frigorífico dry ager, que trata de expor e maturar no ponto ideal os cortes de gado selecionado.

Idealizado pelos sócios Sónia e Nelson Rosário, o Come (do verbo vir, em inglês) funciona ao lado da churrasqueira Olhó Frango, do mesmo casal de donos, mas as coincidências param por aqui. Isso porque a começar pela decoração até o servir das sobremesas – em taças que lembram as antigas leiteiras –, no novo negócio tudo tem uma explicação e um porquê. “A ideia era transpor uma quinta para dentro da sala de refeições”, conta a sócio proprietária sobre a mescla que combina o requinte ao rústico.

Para alinhar o projeto, a empresária e assadora por experiência escalou o talento de Rui Leandro no comando do processo de cortes, grelha, carvão e tudo o mais que coubesse para acompanhar uma experiência diferente do que existia pela zona. Bingo! O chef, que é também cozinheiro no estrelado Michelin Fortaleza do Guincho, em Cascais, assina o cardápio que faz um passeio completo e autoral pela zona oeste. Das consagradas Maçãs e Ginja aos enchidos e minis legumes, tudo tem origem em fornecedores escolhidos à dedo e vem das redondezas.

Antes das proteínas, há espaço para boas surpresas logo nas entradas. É o caso dos cogumelos pleurotus, que chegam à mesa com amêndoas e redução de vinho do Porto. “Nós não estamos cá para fazer concorrência ou roubar clientes”, sublinha Rui. “Nós estamos para ser diferentes”. E conseguem.

Come – The Steakhouse

Rua dos Maticos – Ribafria, Benedita, Alcobaça
969 388 801
Capacidade: 54 lugares
Preço médio: 25 euros
Funcionamento: Sextas e sábados, das 19h a 00h
Destaques da ementa: entradas com ingredientes locais, carnes maturadas e porco malhado de Alcobaça

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados