Select Page

Dux: Uma nova morada para petiscos e vinho a copo em Leiria

O bom filho à casa torna. A parábola bíblica poderia bem resumir a volta definitiva de Luís Marques à cena gastronómica de Leiria, mas o feito que veio acompanhado da estreia de uma marca de Coimbra por cá vai um pouco mais além. Para início de conversa, a escolha de estabelecer ofício definitivo na cidade não é novidade. Já há três anos ele e outros dois sócios procuravam uma loja para reproduzir o padrão Dux no distrito. “A ideia era abrir no centro da cidade, mas não conseguimos um espaço que nos encantasse”, conta o chef e gestor. O negócio acabou por fixar morada na cave transversal a rua Paulo VI e abriu as portas no primeiro fim de semana de fevereiro, após um mês intenso de reforma onde anteriormente serviu de vários estabelecimentos do ramo. O alerta de que o local seria uma espécie de cemitério para restaurantes não teve efeito sobre o cozinheiro formado pela Escola Profissional de Leiria. “É isso que nós queremos mudar”, garante, confiante, enquanto vê o salão começar a encher ainda no início do serviço.

Da cidade banhada pelo rio Mondego veio o conceito de maior sucesso da marca: Petiscos e vinhos. Mas erra quem desconfia se tratar de mais do mesmo. No salão iluminado, quase todo em madeira, o diferencial está nos detalhes. Desde a loiça em cerâmica, trazida de um atelier do Porto, até o escanção que antes circulava pelo DOC, do estrelado Rui Paula, no Dux – Cidade do Lis o trato é cuidado e vem apresentado em bom tom pela equipa. “Tem que ser. Senão seremos mais um restaurante, igual aos outros”, sublinha o sócio proprietário. Dentro desta lógica, a manteiga do couvert é dos Açores, a maionese de alho e salsa é feita na casa e dos 150 vinhos dispostos na garrafeira, à vista logo na entrada, 20 estão disponíveis a copo e 6 são de marca própria.

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Fotos: Joaquim Dâmaso

No cardápio, os clássicos tipos para partilhar marcam presença, mas não sem antes trazerem consigo a assinatura que Luís Marques contruiu ao passar pelo Marriott, em Óbidos, e pelo Terreiro do Paço, em Lisboa. Sendo assim, os cogumelos são finalizados com linguiça e ovo com gema mole, enquanto o Pica-Pau é de atum e a morcela de arroz vem servida crocante com purê de maçã. Na secção doce, mais personalidade: o pudim feito com queijo Serra da Estrela, e escoltado por sorbet (sorvete sem leite) de tangerina, concorre aos pedidos finais juntamente com o leite creme aromatizado com tomilho e a mousse de chocolate com fava de mel. A propósito, dux, em latim, significa guiar ou comandar. Nada mais apropriado para uma experiência que pretende levar pela mão em direção aos sabores, sejam eles empratados ou a copo.

Dux – Cidade do Lis

Rua Da Moura, Lote 3,Cave, Vale Sepal, Leiria
+351 244 210 576
Capacidade: 50 pessoas
Preço médio: 15-20€
Menu de almoço: de terça a sexta com couvert, prato de peixe ou carne, bebida e café – 8,50€

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This